MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Trabalhador não consegue dano moral por publicação de ranking de produtividade
Assédio moral

Trabalhador não consegue dano moral por publicação de ranking de produtividade

A 4ª turma do TRT da 3ª região confirmou sentença que negava indenização.

Da Redação

terça-feira, 9 de julho de 2019

Atualizado às 09:56

A 4ª turma do TRF da 4ª região confirmou decisão que negou indenização por dano moral a trabalhador. Ele havia se sentido ofendido em razão de publicação de ranking de produtividade pela empresa. Para o colegiado, a conduta da empresa não era abusiva ou direcionada especificamente ao trabalhador, com o intuito de desestabilizá-lo emocionalmente.

t

Na reclamação, o trabalhador alegou que era exposto de forma humilhante e vexatória nas reuniões que demonstravam os resultados individuais do empregado. O juízo de 1º grau entendeu que não era válida a indenização. Para a magistrada o trabalhador não demonstrou que o empregador tenha praticado conduta capaz de lesar seus direitos da personalidade.

Para ela, o fato de ter havido exposição do ranking não chega a caracterizar o dano moral. A juíza observou que não encontrou evidências da existência de conduta reiterada e abusiva direcionada especificamente ao autor, com intenção de desestabilizá-lo emocionalmente.

Confirmação

A juíza convocada Maria Cristina Diniz Caixeta confirmou a decisão de 1º grau. Para ela, fica claro pela prova oral que a exposição do ranking, com a produção dos vendedores, quando realizada, era feita de maneira geral e impessoal para todos os empregados, "de forma que não configura dano moral apto à reparação".

"Nesse ínterim, não demonstrada pela reclamante a existência de ato ilícito, não há se falar em pagamento de indenização."

Assim, por unanimidade, a turma negou pedido de indenização.

  • Processo: 0011376-09.2017.5.03.0024

Veja a íntegra do acórdão.

Patrocínio

Patrocínio Migalhas
Flávia Thaís De Genaro Sociedade Individual de Advocacia

Escritório de advocacia Empresarial, Flávia Thaís De Genaro Sociedade Individual de Advocacia atua nas áreas Civil, Tributária e Trabalhista. Presta consultoria em diversos segmentos da Legislação Brasileira, tais como: Escrita Fiscal, Processo Civil e Alterações do Novo Código de 2002, Falências,...

NEDER DA ROCHA & ADVOGADOS
NEDER DA ROCHA & ADVOGADOS

NEDER DA ROCHA & ADVOGADOS ASSOCIADOS

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...