MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Bolsonaro afirma que pai de Santa Cruz desapareceu pelas mãos do próprio movimento
Declaração

Bolsonaro afirma que pai de Santa Cruz desapareceu pelas mãos do próprio movimento

Fernando, pai do presidente da OAB, desapareceu durante ditadura militar.

Da Redação

segunda-feira, 29 de julho de 2019

Atualizado às 16:40

"Eles resolveram sumir com o pai do Santa Cruz", contou Jair Bolsonaro durante uma live no Facebook enquanto cortava o cabelo, na tarde desta segunda-feira, 29. Felipe Santa Cruz, presidente da OAB, é filho de Fernando Santa Cruz, desaparecido em 1974.

Mais cedo, ao reclamar da atuação da OAB no processo judicial de Adélio Bispo, autor da facada no presidente durante as eleições, o presidente afirmou que, se Felipe Santa Cruz quisesse, contaria como o pai desapareceu.  

Na live, o presidente explica: "Como eu obtive as informações? Conversando com as pessoas, oras bolas."

Fernando Augusto de Santa Cruz Oliveira foi um estudante e militante do movimento estudantil brasileiro. De acordo com um de seu irmãos, João Artur, Fernando não era ligado à luta armada, mas era membro da Ação Popular Marxista-Lenista. No dia 23 de fevereiro, Fernando saiu da casa do seu irmão Marcelo para o encontro com os amigos às 16h daquele sábado de carnaval, e disse que voltaria às 18h. Entretanto, nunca mais foi visto. O filho Felipe tinha dois anos de idade. 

O presidente do Conselho Federal Felipe Santa Cruz respondeu afirmando que "o que une nossas gerações, a minha e a do meu pai, é o compromisso inarredável com a democracia, e por ela estamos prontos aos maiores sacrifícios. Goste ou não o presidente". 

A própria OAB, bem como o IAB, o Colégio Nacional de Defensores Públicos Gerais e o Sindicato dos Advogados do RJ divulgaram nota em criticando as declarações de Bolsonaro.

Patrocínio

Patrocínio Migalhas