MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Bolsonaro alfineta OAB e opina por eleição direta para presidência
Eleições OAB

Bolsonaro alfineta OAB e opina por eleição direta para presidência

"Talvez um dia, o presidente da OAB seja eleito pelo voto de todos os advogados, e não pelos chefes das seccionais", disse Bolsonaro.

Da Redação

sexta-feira, 14 de fevereiro de 2020

Atualizado às 14:53

Durante uma visita de estudantes de Direito no Palácio da Alvorada, Bolsonaro sugeriu mudança na eleição da presidência da OAB: "Talvez um dia, o presidente da OAB seja eleito pelo voto de todos os advogados, e não pelos chefes das seccionais. A OAB sempre falou isso, por que para eles não têm? Tem que dar exemplo ".

A fala foi transmitida ao vivo pelo Facebook. Assista:

Atualmente a escolha é realizada de forma indireta: são os conselheiros Federais das seccionais que escolhem o nome que irá presidir a Ordem em âmbito Federal, sendo ao todo 81 votos.

Pleito em debate

A pauta sobre eleição direta para a presidência da Ordem já está em debate na Comissão Eleitoral da OAB. A comissão tem o respaldo do presidente Felipe Santa Cruz, que sempre foi favorável ao pleito direto, como forma de "evitar desequilíbrios e abuso do poder econômico". A primeira reunião da comissão foi realizada no último dia 5.

Ao Migalhas, o presidente da Ordem afirmou:

"A presidência do CFOAB ganhou uma dimensão enorme - fruto do trabalho de muitos - e seu permanente fortalecimento (garantindo sua força) deve ser nossa constante preocupação. Seguiremos a posição da maioria, democraticamente, mas o debate não pode esperar. 

Em 2018, uma pesquisa nacional do Ibope apontou que 84% dos advogados brasileiros são favoráveis à eleição direta para o Conselho Federal da OAB. A pesquisa foi realizada por solicitação da OAB/RJ. No lançamento de uma campanha na seccional pelas Diretas Já para o Conselho Federal, Santa Cruz defendeu a ideia de que o voto direto confere ao dirigente da Ordem "mais legitimidade e o apoio da classe para enfrentar grandes questões, tanto corporativas quanto institucionais".

Bolsonaro e OAB

Não é de hoje que Bolsonaro critica mudanças na Ordem. Em 2018, o presidente deu uma declaração contrária ao exame de Ordem, dizendo que não se pode submeter os jovens bacharéis a serem "boys de luxo de escritórios de advocacia".

Em outro episódio polêmico, em 2019, Bolsonaro disse que contaria ao atual presidente da OAB, Felipe Santa Cruz, como seu pai havia falecido durante a ditadura.

Patrocínio

Patrocínio Migalhas