MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. Governo Bolsonaro vai criar curso técnico em serviços jurídicos
Educação

Governo Bolsonaro vai criar curso técnico em serviços jurídicos

Formação consta no Catálogo Nacional de Cursos Técnicos do MEC.

Da Redação

quinta-feira, 7 de janeiro de 2021

Atualizado às 13:13

No CNCT - Catálogo Nacional de Cursos Técnicos, que elenca os cursos técnicos de nível médio reconhecidos pelo MEC, já consta: Técnico em Serviços Jurídicos. O ministério da Educação irá criar o curso para formar profissionais para atuarem em escritórios de advocacia, departamentos jurídicos, cartórios judiciais e extrajudiciais, departamentos de recursos humanos, financeiro e contábil e serviços de atendimento ao cliente.

O presidente Jair Bolsonaro há muito tempo critica a existência do exame da OAB. Em 2007, quando era deputado Federal, Bolsonaro propôs o PL 2.426/07, a fim de que fosse extinto o exame. O projeto foi apensado a um outro de 2005; os textos ficaram na gaveta.

Recentemente, ao responder um bacharel sobre "direito ao trabalho" dos advogados, afirmou "não tem que fazer exame de Ordem, que é um caça-níquel, muitas vezes".

"Técnico em serviços jurídicos"

De acordo com o CNCT, a carga horária mínima será de 800 horas, com duração aproximada de um ano, com a possibilidade de ser realizado à distância.

Para ingresso, o requisito é a conclusão do Ensino Médio (no curso técnico subsequente ou concomitante) ou Ensino Fundamental (para os cursos técnicos integrado ao Ensino Médio e à Educação de Jovens e Adultos).

Segundo as informações do CNCT, o técnico em serviços jurídicos será habilitado para:

  • Executar atividades administrativas de planejamento, organização, direção e controle em rotinas de escritórios de advocacia e demais organizações que disponham de departamento jurídico.
  • Prestar suporte e apoio técnico-administrativo a profissionais da área jurídica.
  • Acompanhar, gerenciar e arquivar documentos e processos de natureza jurídica.
  • Prestar atendimento receptivo ao público.

Para tanto, o MEC prevê como "fundamentais" na atuação "conhecimentos e saberes relacionados ao Direito, de modo a atuar em conformidade com as legislações e diretrizes de órgãos reguladores, como também com as normas de saúde e segurança do trabalho"; e "atuação de forma proativa em atividades de mediação, de resolução de conflitos, de situações-problema e trabalho em equipe, com comunicação clara e cordial e respeito à diversidade".

Ainda não foram divulgadas as instituições autorizadas a ofertar o curso.

  • Confira a página do CNCT com as informações sobre o curso técnico.

Patrocínio

Patrocínio Migalhas