MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Bolsonaro critica novamente exame da OAB: "prova para poder trabalhar"
Prova | OAB

Bolsonaro critica novamente exame da OAB: "prova para poder trabalhar"

Declaração aconteceu ontem, durante uma solenidade do Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares.

Da Redação

quinta-feira, 25 de novembro de 2021

Atualizado às 10:24

Nesta quarta-feira, 24, durante uma solenidade do Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares, o presidente Jair Bolsonaro voltou a criticar o exame da OAB:

"Eu não consigo entender que uma pessoa faz cinco anos de Direito e depois tem que fazer uma prova para poder trabalhar. Imagine comigo isso. Eu faço quatro anos de Academia das Agulhas Negras e depois tenho que fazer uma prova para saber se eu posso ou não ser oficial do Exército, assim como para todas as profissões."

Em seguida, o presidente disse que em seu governo já tentaram estender essa prova para outras atividades e deu uma alfinetada no ex-ministro da Saúde Luiz Henrique Mandetta.

"Queriam estender essa prova para várias outras atividades, como, por exemplo, a medicina. Um colega que, no começo do mandato, além do protocolo do 'fique em casa', queria também praticamente extinguir o revalida no Brasil."

Luta contra a carteira da OAB

Em diversas oportunidades, Bolsonaro demonstrou seu descontentamento com o exame da OAB. Em outubro de 2020, o presidente encontrou-se com apoiadores diante do Palácio da Alvorada e afirmou que "não pode a pessoa se formar e não poder trabalhar".

Já em maio do ano passado, ao responder um bacharel sobre "direito ao trabalho" dos advogados, o presidente falou da dificuldade em passar o tema no Congresso: "eu acho justo, fez faculdade tem que trabalhar. Não tem que fazer exame de Ordem, que é um caça-níquel, muitas vezes".

Em 2007, quando era deputado Federal, Bolsonaro propôs o PL 2.426/07, a fim de que fosse extinto o exame. O projeto foi apensado a um outro de 2005, proposto por Max Rosenmann, com mesmo tema. Os textos ficaram na gaveta e aguardam o parecer do relator na CCJ.

Patrocínio

Patrocínio

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...