MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Dodge não convocou reunião com propósito de afastar Deltan Dallagnol, esclarece PGR
Revelações - Lava Jato

Dodge não convocou reunião com propósito de afastar Deltan Dallagnol, esclarece PGR

PGR explica que, ao contrário do que foi divulgado pela Folha de S.Paulo, Dodge não convocou ou realizou reunião para afastar Dallagnol.

Da Redação

sexta-feira, 2 de agosto de 2019

Atualizado às 15:28

Nesta sexta-feira, 2, a Procuradoria Geral da República emitiu nota de esclarecimento acerca de possíveis pressões que Raquel Dodge tem sofrido para afastar Deltan Dallagnol de seus trabalhos na Lava Jato.

O texto esclarece que Dodge não sofreu qualquer pressão e que não convocou, nem fez reunião com o propósito de afastar Dallagnol de seu ofício.

t

A PGR confronta o que foi divulgado pelo jornal Folha de S.Paulo ontem, 1, em reportagem que diz que o STF estaria articulando o afastamento do procurador. Na nota, Dodge explica que o princípio constitucional da inamovibilidade é garantia pessoal do procurador.

"Mais do que isso, esclarece que o princípio constitucional da inamovibilidade é garantia pessoal do procurador Deltan Dallagnol, estabelecida no artigo 128-I-b, de não ser afastado dos processos da Lava Jato, dos quais é o promotor natural, na condição de titular do ofício onde tramitam todos os processos deste caso, e junto do qual atuam os demais membros da Força Tarefa Lava Jato, designados pela procuradora-geral da República, Raquel Dodge."

Veja a íntegra da nota.

_____________

Nota de esclarecimento

O jornal "Folha de São Paulo", em sua edição online de 02.08.2019, sexta-feira, publica matéria escrita pela jornalista Thaís Arbex, sob o título "Após requisitar mensagens, STF articula afastamento de Deltan da Lava Jato", que afirma "a procuradora-geral da República, Raquel Dodge, tem sido pressionada a determinar essa medida [o afastamento do procurador Deltan Dallagnol da coordenação da Lava Jato] a partir de Brasília. Nesta quinta-feira, dia 1º, ela chamou uma reunião de emergência para discutir o assunto."

A procuradora-geral da República Raquel Dodge não sofreu qualquer pressão de qualquer tipo para determinar a medida de afastamento referida na matéria, de quem quer que seja, e tampouco convocou, ou realizou reunião de emergência para discutir o assunto na quinta-feira (1º) ou em qualquer data anterior ou posterior.

Mais do que isso, esclarece que o princípio constitucional da inamovibilidade é garantia pessoal do procurador Deltan Dallagnol, estabelecida no artigo 128-I-b, de não ser afastado dos processos da Lava Jato, dos quais é o promotor natural, na condição de titular do ofício onde tramitam todos os processos deste caso, e junto do qual atuam os demais membros da Força Tarefa Lava Jato, designados pela procuradora-geral da República, Raquel Dodge.

Em suma, a procuradora-geral da República não convocou, nem fez reunião na quinta-feira, nem em qualquer outra data anterior ou posterior, com o propósito de afastar o Procurador Deltan Dallagnol de seu ofício ou da Lava Jato.

Vazamentos

Migalhas reuniu, em site exclusivo, todas as informações e desdobramentos dos vazamentos envolvendo a operação Lava Jato. Acesse: vazamentoslavajato.com.br

 

t

Patrocínio

Patrocínio Migalhas