MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Falha no armazenamento de material genético gera indenização
Falha

Falha no armazenamento de material genético gera indenização

Autora havia contratado serviço de criopreservação de cordões umbilicais com células-tronco.

Da Redação

quarta-feira, 14 de agosto de 2019

Atualizado às 08:56

Um instituto de hematologia deverá indenizar uma mãe, por danos morais e materiais, por falha na preservação de material genético de seus filhos guardado para eventuais tratamentos com células-tronco. A decisão é da juíza de Direito Valdereys Ferraz Torres de Oliveira, da 6ª vara Cível de Recife/PE.

t

Consta nos autos que, em 2003, os pais contrataram o instituto para a extração e o armazenamento, no regime de criopreservação, do cordão umbilical dos filhos, sendo o contrato renovado anualmente. Em 2016, contudo, a mãe recebeu a notícia de que o armazenamento estava ocorrendo de forma irregular, devendo o material ser destruído, pois poderia causar a morte do paciente se fosse utilizado.

A pena de inutilização do material foi aplicada pela Agência Pernambucana de Vigilância Sanitária, que, após denúncia de funcionária do instituto, constatou que os cordões umbilicais, que deveriam ser guardados a 150 graus Celsius negativos, estavam sendo armazenados em temperaturas maiores – inclusive, positivas.

A mãe pleiteou na Justiça a restituição em dobro do valor pago na assinatura do contrato, bem como indenização por dano moral e pela perda de uma chance.

Ao analisar o caso, a juíza ressaltou que o caso trata de nítida relação de consumo e salientou que o contrato objeto da demanda "possui características muito próprias, uma vez que promete a devida guarda e conservação apropriada de material genético, com a promessa de viabilidade do material ali depositado para futura utilização, dentro do período contratado".

"Nesse sentido, a constatação técnica de que o material colhido e armazenado pela parte ré chegou a ser mantido em temperaturas positivas, caracteriza inequivocamente o descumprimento contratual, uma vez que não houve a ininterrupta criopreservação nos termos contratados", pontuou a magistrada.

Conforme a juíza, não se mostra razoável impor aos contratantes a manutenção de um contrato de prestação de serviços que objetivava a possibilidade de uso do material para cura de doenças quando não há certeza da viabilidade da utilização do produto colhido.

A juíza esclareceu que os danos advindos da perda de uma chance não se confundem com os danos morais propriamente ditos, e entendeu que a parte autora não faz jus à indenização por perda de uma chance, "tendo em vista que não há probabilidade suficiente de que o material genético objeto da presente ação seria necessário no futuro, tratando-se de mera cautela para evento futuro não certo".

No entanto, verificou que é inequívoco que houve dano moral no caso, já que a autora, depositando "esperanças em um procedimento que visava aumentar a possibilidade de tratamento de algumas doenças", caso essas viessem a ocorrer no futuro, "se viu sem qualquer possibilidade de aproveitamento do material coletado, sendo obrigada a descartar o referido material ou viver em uma eterna dúvida acerca da relevância e da possível utilização quando se fizer necessário".

Assim, fixou a indenização por danos morais em R$ 15 mil e condenou o instituto a ressarcir a autora o valor constante em recibo apresentado nos autos.

O escritório Holanda Advocacia atuou pela parte autora na causa.

  • Processo: 0009469-77.2016.8.17.2001

Confira a íntegra da sentença.

_________

Patrocínio

Patrocínio

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA
TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA