MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Instituto indenizará por perda de amostras de células-tronco
Danos morais

Instituto indenizará por perda de amostras de células-tronco

A empresa deverá devolver os valores pagos, em dobro, além de pagar indenização por danos morais.

Da Redação

segunda-feira, 7 de novembro de 2022

Atualizado às 08:55

A 31ª câmara de Direito Privado do TJ/SP manteve decisão da juíza Carla Carlini Catuzzo, da 2ª vara de Mairinque, que condenou um instituto de hematologia por danos morais e materiais pela perda de amostra coletada para armazenamento de células-tronco no regime de criopreservação. A empresa deverá devolver os valores pagos, em dobro, além de pagar indenização por danos morais no valor de R$ 110 mil.

De acordo com o processo, em 17 de agosto de 2010, os autores contrataram o laboratório para realizar os serviços de coleta, processamento, congelamento e armazenamento de células-tronco do cordão umbilical do filho prestes a nascer, para eventual uso futuro. O serviço foi realizado normalmente em 9 de setembro do mesmo ano, data do parto. Em 2016, ao constatar que o instituto não enviou o boleto para pagamento da parcela anual, a mãe entrou em contato para solicitar o documento, quando foi informada que devido a uma denúncia de falhas graves no armazenamento dos materiais genéticos nenhum boleto seria emitido até a solução da pendência.

 (Imagem: Freepik)

A condenação foi adequada, segundo a magistrada, pelo fato de os genitores terem confiado nos serviços do instituto, preocupados com a vida e saúde do filho.(Imagem: Freepik)

Os autores da ação tomaram conhecimento por meio de uma matéria jornalística que a empresa foi notificada pela Apevisa - Agência Pernambucana de Vigilância Sanitária para inutilizar um total de 1.843 bolsas de sangue com células-tronco hematopoiéticas CPH, por terem sido armazenadas de forma irregular.

A relatora do recurso, desembargadora Rosangela Telles, destaca que houve desrespeito aos princípios que cercam as relações de consumo, sendo um dever de o fornecedor informar constante e claramente o consumidor sobre as condições do negócio. "Frustrou-se a promessa de justa expectativa de uma criança ter a chance de uso das suas células embrionárias, colhidas e armazenadas para, se preciso, no futuro, utilizá-las em tratamento de saúde", aponta a julgadora.

A magistrada considerou a condenação de primeiro grau adequada pelo fato de os genitores terem confiado nos serviços do instituto, preocupados com a vida e saúde do filho.

Participaram do julgamento os desembargadores Francisco Casconi e Paulo Ayrosa. A decisão foi unânime.

Veja a decisão.

Informações: TJ/SP. 

 

Patrocínio

Patrocínio Migalhas