MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. Dodge pede federalização de investigações sobre mortes em conflitos agrários em RO
Federalização

Dodge pede federalização de investigações sobre mortes em conflitos agrários em RO

Pedido foi encaminhado ao STJ.

Da Redação

sexta-feira, 13 de setembro de 2019

Atualizado às 11:25

A procuradora-Geral da República, Raquel Dodge, apresentou à presidência do STJ um pedido para que sejam transferidas, à Justiça Federal, investigações de mortes e torturas no Estado de Rondônia decorrentes de conflito agrário.

t

Segundo a PGR, os crimes objeto do incidente são apenas recorte da situação vivenciada no Estado, sem prejuízo de outros também passíveis de federalização em Rondônia e em outros entes federativos. A PGR destaca que o Estado é o segundo em número de mortes relacionadas à luta por terras no campo, ficando atrás apenas do Pará, e tendo já figurado no topo desse ranking em 2015 e 2016.

A PGR afirma que a iniciativa para a federalização dos casos partiu da Procuradoria da República no Estado de Rondônia e elenca diversas investigações sobre mortes e tortura que embasam o incidente.

Ao pedir a transferência das investigações para a JF, a PGR afirma que a situação no Estado de Rondônia é delicada, havendo disputa história por terras, "que caminha lado a lado à degradação ambiental, potencializada pela falta de execução de políticas públicas adequadas nas áreas agrária e ambiental".

Para a PGR, "o Estado pouco interfere nesse espaço social de constante conflito e, na repressão a ilícitos praticados nesse contexto, não vem conseguindo dar respostas integrais e efetivas aos envolvidos e à sociedade. É possível aferir que, no âmbito estadual, os processos criminais e as investigações relativas aos crimes praticados no campo, possivelmente decorrentes de conflito agrário, quando instaurados, pouco avançam, sem alcançar desfecho".

Requisitos

De acordo com a PGR, há nos casos o preenchimento de requisitos para o deslocamento de competência, conforme os estabelecidos no artigo 109 da CF/88, e alega grave violação de direitos humanos, possibilidade de responsabilização do Brasil no cenário internacional e a possibilidade de reabertura de casos eventualmente arquivados.

Quanto ao primeiro ponto, a PGR afirma que as vítimas são, em sua maioria, lideranças de movimentos em prol dos trabalhadores rurais, e responsáveis por denúncias de grilagem de terras e de extração ilegal de madeira, além de integrarem parcela marginalizada da população.

"O incremento, ano a ano, do número de casos semelhantes dão mostra da gravidade da situação e da sistemática violação de direitos humanos no âmbito do Estado de Rondônia, a demonstrar a urgente necessidade de intervenção distinta daquela ordinária."

Em relação ao segundo ponto, a PGR destaca que o Brasil é signatário de atos internacionais de proteção aos direitos humanos, responsabilizando-se pelo efetivo cumprimento de obrigações previstas neles.

"É imperativa reação do Estado à altura da gravidade dos fatos, que resulte em apuração efetiva e responsabilização dos envolvidos. A conduta estatal omissiva ou deficitária nesse ponto será causa de nova violação, também sujeita à censura de organismos internacionais de proteção de direitos humanos."

A PGR afirma ainda que o Estado de Rondônia não adotou medidas necessárias para pôr fim aos gravíssimos problemas que geram "inaceitável situação de impunidade e insegurança naquele Estado, em especial no âmbito rural".

Já quanto ao terceiro requisito, a PGR entende que houve fragilidade na apuração de alguns dos casos citados. "Os dados aqui indicados demonstram, por si, a existência de justa causa para a sua reabertura. Mostra-se evidente que o arquivamento em si da investigação, do modo como procedido, configura violação do dever estatal de adequada e eficiente apuração."

Informações: PGR.

Patrocínio

Patrocínio Migalhas