MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Decreto regulamenta arbitragem em conflitos entre União e setores de transporte e logística
Arbitragem

Decreto regulamenta arbitragem em conflitos entre União e setores de transporte e logística

Norma foi publicada no DOU desta segunda-feira, 23.

Da Redação

segunda-feira, 23 de setembro de 2019

Atualizado às 15:14

Foi publicado no DOU desta segunda-feira, 23, o decreto 10.025/19, que regulamenta o uso da arbitragem na solução de conflitos que envolvam a Administração Pública Federal nos setores portuário e de transporte rodoviário, ferroviário, aquaviário e aeroportuário.

t

De acordo com a norma, poderão ser submetidos à arbitragem os conflitos relacionados à recomposição do equilíbrio econômico-financeiro dos contratos; o inadimplemento de obrigações contratuais por quaisquer das partes, incluídas a incidência das suas penalidades e ao cálculo de indenizações decorrentes de extinção ou de transferência do contrato de parceria. 

A arbitragem de que trata a norma terá foco em litígios que envolvam a União ou entidades da Administração Pública Federal e concessionários, subconcessionários, permissionários, arrendatários, autorizatários ou operadores portuários.

Câmara arbitral

Conforme determina o decreto, o credenciamento da câmara arbitral será realizado pela AGU e dependerá de atendimento aos seguintes requisitos mínimos:

t

Este credenciamento também funcionará como um cadastro das câmaras arbitrais para eventual indicação em convenções de arbitragem e não caracteriza vínculo contratual entre o Poder Público e as câmaras arbitrais credenciadas.

Caberá à AGU disciplinar a forma de comprovação dos requisitos previstos e estabelecer outros para o credenciamento das câmaras arbitrais.

Veja o decreto 10.025/19 na íntegra. 

Opinião

Para o advogado Luciano de Souza Godoy, do escritório Perlman Vidigal Godoy Advogados, o decreto aprimora o marco legal da arbitragem como forma de solucionar conflitos entre a União e empresas e trará “novos desafios profissionais aos juízes Federais, aos membros do Ministério Púbico Federal e aos procuradores da AGU. E à comunidade arbitral brasileira”.

_________

t

Patrocínio

Patrocínio

ANDRIA ARAUJO SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ANDRIA ARAUJO SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

ANDRIA ARAUJO SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

instagram
GONSALVES DE RESENDE ADVOGADOS

ATENDIMENTO IMEDIATO

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA