MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. STF valida lei sobre repasse de royalties de exploração de petróleo para municípios
Royalties

STF valida lei sobre repasse de royalties de exploração de petróleo para municípios

Lei de 89 prevê repasse de 25% da compensação financeira atribuída aos Estados para municípios.

Da Redação

quarta-feira, 9 de outubro de 2019

Atualizado às 12:23

O plenário decidiu nesta quarta-feira, 9, que é constitucional lei de 89 que determina que Estados transfiram aos municípios 25% dos royalties que lhes são atribuídos em exploração de petróleo. Voto condutor do julgamento é do relator, ministro Edson Fachin, que foi seguido pela maioria.

t

Na ação, com pedido de cautelar, o governador do ES questiona o art. 9 da lei Federal 7.990/89, a qual trata de royalties a serem transferidos a seus municípios. Eis o teor do dispositivo:

Art. 9º Os Estado transferirão aos Municípios 25% (vinte e cinco por cento) da parcela da compensação financeira que lhes é atribuída pelos arts. 2º, § 1º, 6º, § 3º e 7º desta Lei, mediante observância dos mesmos critérios de distribuição de recursos, estabelecidos em decorrência do disposto no art. 158, inciso IV e respectivo parágrafo único da Constituição, e dos mesmos prazos fixados para a entrega desses recursos, contados a partir do recebimento da compensação.

Em sustentação oral, o procurador-Geral do Estado, Rodrigo Francisco de Paula, pontuou que o art. 9º invadiu a competência legislativas dos Estados ao dispor a maneira como devem destinar os recursos que lhes pertencem originariamente, por força do art. 20 § 1º da CF.

O defensor destacou que o Estado do ES já aplica a lei estadual que destina 30% de seus royalties a seus municípios, e está agora jungido à aplicação desse dispositivo, por força de decisão do STJ, de aplicar também mais 25% com base na lei Federal.

Mas o relator, ministro Edson Fachin, julgou improcedente o pedido. O ministro destacou que a lei de rateio federativo das despesas dos royalties possui natureza federal e ordinária, "de modo que é constitucional a imposição por este instrumento legal do repasse de parcela das receitas transferidas aos Estados para os municípios integrantes da territorialidade do ente federativo maior".

O voto de Fachin foi acompanhado por Alexandre de Moraes, Luís Roberto Barroso, Rosa Weber, Cármen Lúcia, Ricardo Lewandowski, Gilmar Mendes e Dias Toffoli. 

Ao explicar seu posicionamento, o ministro Lewandowski destacou que o legislador Federal cumpriu estritamente o que se contém no art. 20, § 1º da CF, "ou seja, editou uma lei para distribuir esses recursos entre os estados e municípios, adotando critério, a meu ver, racional, razoável e proporcional". "Se não houvesse essa lei, nós correríamos o risco de concretizar-se o adágio popular segundo o qual quem parte e reparte fica sempre com a melhor parte."

Único a divergir foi o ministro Marco Aurélio, que votou pela procedência do pedido. Para ele, no caso, a lei federal previu um percentual, considerada a participação dos municípios, enquanto, mediante uma lei do Estado, voltada a corrigir desigualdades, dispôs, considerada uma percentagem maior.

"Tanto quanto possível, confiro ao condomínio normativo interpretação visando preservar a federação, visando preservar a autonomia normativa dos estados, visando afastar uma centralização maior, tendo em conta a atuação legiferante da União."

Ao afirmar que se sensibilizou com a sustentação feita da tribuna, o ministro entendeu que a lei federal não poderia adentrar a distribuição do resultado da exploração de petróleo pelos municípios.

Mas, por maioria, a ação foi julgada improcedente.

Patrocínio

Patrocínio Migalhas