MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Prisão em 2ª instância: Marco Aurélio libera relatório da ADC 43
STF

Prisão em 2ª instância: Marco Aurélio libera relatório da ADC 43

Confira a íntegra.

Da Redação

terça-feira, 15 de outubro de 2019

Atualizado em 16 de outubro de 2019 07:09

t

O ministro Marco Aurélio, relator das ADCs que tratam da prisão após condenação em 2º grau, proferiu despacho nesta segunda-feira, 14, divulgando o relatório da ADC 43.

Esta ADC foi ajuizada pelo PEN - Partido Ecológico Nacional buscando seja assentada a harmonia, com a CF, do artigo 283 do CPP.

"Art. 283. Ninguém poderá ser preso senão em flagrante delito ou por ordem escrita e fundamentada da autoridade judiciária competente, em decorrência de sentença condenatória transitada em julgado ou, no curso da investigação ou do processo, em virtude de prisão temporária ou prisão preventiva."

Para o PEN, a detenção, para fins de cumprimento antecipado da pena, antes do trânsito em julgado da sentença condenatória, consubstancia caso de prisão não previsto na legislação nacional.  

A ADC 43 é uma das três ADCs incluídas na pauta do plenário pelo presidente Dias Toffoli na sessão desta quinta-feira, 17. Em abril, Toffoli retirou os processos da pauta, previstos para serem decididos no dia 10 daquele mês, após pedido do Conselho Federal da OAB.

Histórico

Em 2009, o Supremo estabeleceu que era inconstitucional a execução antecipada da pena, homenageando o princípio constitucional da presunção inocência. Por 7 a 4, o plenário concedeu o HC 84.078 para permitir a um condenado pelo TJ/MG que recorresse em liberdade.

Em fevereiro de 2016, também em HC e com o mesmo placar (7x4), mas com composição alterada, o plenário afirmou ser possível a prisão após 2ª instância. Na ocasião, a guinada jurisprudencial foi capitaneada pelo ministro Teori Zavascki, relator da Lava Jato na Corte.

O entendimento, por sua vez, só dizia respeito ao caso concreto. Tanto é assim que os próprios ministros da Corte passaram a decidir, monocraticamente, de formas distintas – instalou-se, aí, a insegurança jurídica.

Com a morte de Teori, e ingresso de Moraes na Corte, teve início a especulação sobre qual seria, com a nova composição, a corrente majoritária. Além dele, outros ministros indicam que podem ter mudado de posição. Em oportunidades anteriores, veja como votou cada ministro:

t

  • Processo: ADC 43

Veja o relatório.

Patrocínio

Patrocínio

NORONHA E NOGUEIRA SOCIEDADE DE ADVOGADOS

NORONHA E NOGUEIRA SOCIEDADE DE ADVOGADOS tem atuação na área empresarial trabalhista

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...