MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. MPF recorre de sentença que absolveu Michel Temer
Recurso

MPF recorre de sentença que absolveu Michel Temer

Decisão foi proferida por magistrado da JF/DF no último dia 16.

Da Redação

sábado, 26 de outubro de 2019

Atualizado às 10:40

O MPF recorreu nessa sexta-feira, 25, da decisão proferida pelo juízo da 12ª vara Federal Criminal de Brasília que absolveu sumariamente o ex-presidente Michel Temer da acusação de embaraço à investigação.

O caso ficou conhecido pela frase "Tem que manter isso, viu?", captada em diálogo entre o então presidente e o empresário Joesley Batista.

t

Os procuradores argumentam que, ao contrário do que foi dito na sentença, o crime ficou comprovado por várias evidências que vão além da gravação, como diversos testemunhos e ação controlada.

Segundo o MPF, deixar de processar Michel Temer por esse ato é reconhecer que o Estado considera irrelevante as condutas praticadas. "Seria um claro e indesejado incentivo à sua ocorrência", dizem os procuradores.

Quanto ao entendimento do juízo de que o MPF desconsiderou "interrupções e ruídos, consignando termos diversos na conversa, dando interpretação própria à fala dos interlocutores", os procuradores destacam a existência de duas transcrições oficiais referentes ao diálogo - uma feita pela PF e outra pelo MPF. Explicam ainda que eventuais divergências nos relatórios referem-se apenas à metodologia utilizada e não ao conteúdo especificamente falado.

No documento enviado à 12ª vara Criminal de Federal de Brasília, para remessa ao TRF da 1ª Região, o MPF reafirma o contexto criminoso no qual os fatos aconteceram, citando ainda pagamento de R$ 400 mil em propina feito à irmã de Lúcio Funaro, em ação controlada pela Polícia Federal.

Os procuradores sustentam ainda a diferença entre duas práticas distintas: a de impedir e a de embaraçar a Justiça, ressaltando que o caso em questão trata do embaraço, que seria um estágio anterior ao impedimento.

Assim, o MPF pede a reforma da decisão que absolveu Temer.

  • Processo: 1013633-17.2019.4.01.3400

Confira a íntegra da apelação do MPF.

Patrocínio

Patrocínio

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...