MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. STF decidirá se é nula defesa de três minutos em Tribunal do Júri
Penal

STF decidirá se é nula defesa de três minutos em Tribunal do Júri

Ministro Gilmar pediu vista.

Da Redação

terça-feira, 12 de novembro de 2019

Atualizado em 13 de novembro de 2019 10:17

Deve ser reconhecida a nulidade de sustentação oral de apenas três minutos em julgamento no Tribunal do Júri? A controvérsia está em pauta na 2ª turma do STF.

O caso é de condenado a 28 anos de reclusão por homicídio qualificado. A Defensoria Pública do RJ alega a nulidade da defesa no Júri, feita por advogado constituído pelo réu.

t

Na sessão desta terça-feira, 12, o defensor público Pedro Carriello argumentou da tribuna que não seria possível considerar-se racional e aceitável permitir que alguém seja condenado tendo tido uma defesa “formal”, que usou apenas três minutos do tempo disponível.

Acontece que, no julgamento no Júri, o representante do MP falou por cerca de uma hora e meia, pedindo a absolvição do réu.

A ministra Cármen Lúcia, relatora, anotou no voto que a defesa técnica nomeada, de confiança do réu, requereu igualmente a absolvição, dando sequência ao que pedido pelo próprio parquet.

Tenho como descabido falar em nulidade na espécie. O agravante foi acompanhado por sua defesa, e depois reiterou o mandato do defensor para interpor a apelação.”

Para a relatora, pode-se deduzir que o advogado falou por pouco tempo por uma questão de estratégia, diante da absolvição pedida pela acusação.

O ministro Fachin seguiu o voto da relatora, afirmando que a Defensoria alega a ausência material de defesa, mas que não viu esmiuçadas nos autos “teses e argumentos que poderiam ter sido desfiladas pela defesa [no Júri] e não foram”.

O ministro Gilmar Mendes pediu vista dos autos.

Patrocínio

Patrocínio

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...

NORONHA E NOGUEIRA SOCIEDADE DE ADVOGADOS

NORONHA E NOGUEIRA SOCIEDADE DE ADVOGADOS tem atuação na área empresarial trabalhista