MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Fux libera julgamento contra Deltan no CNMP
Processo administrativo

Fux libera julgamento contra Deltan no CNMP

De acordo com ministro, Conselho tem competência concorrente para processamento disciplinar de membros do MP.

Da Redação

quarta-feira, 20 de novembro de 2019

Atualizado às 11:37

t

Nesta terça-feira, 19, o ministro Luiz Fux, do Supremo, decidiu liberar o CNMP para prosseguir com o julgamento de PAD contra o procurador Deltan Dallagnol.

Ao proferir decisão, o ministro afirmou que o sentido da jurisprudência do STF é de que o CNMP possui competência concorrente, originária e autônoma para processamento disciplinar de membros do MP.

De acordo com o ministro Fux, a argumentação de Dallagnol sobre ter agido no legítimo exercício de seu direito fundamental de expressão do pensamento "se confunde com o próprio mérito do processo disciplinar, não devendo, pois, ser analisado à exaustão em sede de apreciação de tutela provisória".

Veja a decisão.

Processo administrativo

O processo administrativo trata de "manifestação pública indevida" por parte do procurador em uma entrevista concedida à rádio CBN, na qual criticou o STF, afirmando que decisões tomadas pela Corte passam a mensagem de leniência com a corrupção.

No início de novembro, o ministro Fux havia suspendido liminar para que o CNMP retirasse o PAD da pauta, posteriormente, no dia 11, o ministro mandou o CNMP retirar da pauta processo contra Deltan.

Judicialização

Em agosto, o CNMP negou embargos de declaração de Dallagnol e manteve o PAD contra o procurador, pautando-o para o mesmo mês. Na Justiça, o procurador pediu a reabertura de prazo de 10 dias para alegações finais no processo administrativo e que a determinação para que o feito fosse incluso na pauta apenas após escoado esse prazo.

A JF/PR acolheu o pedido e deferiu liminar para que o CNMP retirasse de pauta o processo administrativo. Em outubro, o processo foi suspenso. Contra a decisão, a União ajuizou Rcl (37.840) no Supremo.

Na quarta-feira, 6/11, Fux havia concedido a tutela de urgência, suspendendo a eficácia da decisão da JF/PR e o curso do processo de origem, e determinando o prosseguimento do PAD no CNMP até o julgamento final da Rcl 37.840.

Patrocínio

Patrocínio Migalhas