MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. Villemor Amaral Advogados celebra 110 anos
História

Villemor Amaral Advogados celebra 110 anos

Fundado em 1909, é o escritório em atividade há mais tempo no Brasil.

Da Redação

quinta-feira, 28 de novembro de 2019

Atualizado em 14 de julho de 2021 10:28

Dizia o comercialista Hermano de Villemor Amaral que a "alma" de uma pessoa jurídica resulta da soma da alma das pessoas físicas dela integrantes no curso do tempo. Com certeza, Villemor Amaral Advogados seguiu essa premissa. Com atuação ininterrupta desde 1909, o escritório comemora neste mês 110 anos de prática legal. 

Migalhas conversou com os sócios João Guilherme Sauer, o decano, e Alexandre Costa Montoni, atual sócio administrador, sobre a história da banca  em atividade há mais tempo no Brasil.

Incialmente, os clientes eram amigos e parentes do fundador Hermano de Villemor Amaral. A partir de 1912 começaram a aparecer as primeiras pessoas jurídicas. Dos portugueses José Antônio Coxito Granado e João Bernardo Granado, a 'pharmácia' Granado & Cia. foi a pioneira na carteira de empresas, a quem o fundador nunca escondeu o carinho especial. Foi ele quem transformou a botica familiar em uma sociedade por quotas de responsabilidade limitada.  

Após a primeira grande guerra, o advogado francês Alexandre Fessy-Moïse estabeleceu-se no Rio de Janeiro e passou a trabalhar com o amigo Villemor Amaral. Na mesma época, juntou-se à sociedade Antonio Carlos de Castro e Silva, impulsionando a rede de negócios e contatos no meio jurídico. Granjeando clientes franceses, suíços e ingleses, a banca consolidou-se no mercado por seu exemplar atendimento a  companhias multinacionais.

t

Desde então, o escritório seguiu em constante crescimento. Há 40 anos, houve a expansão dos negócios para São Paulo, com a abertura da sua filial paulista. Este marco foi fundamental para alavancar ainda mais os negócios e estabelecer o reconhecimento do escritório no setor legal.

Ao longo desses mais de 100 anos, tornou-se referência de mercado seja em função da sua ilibada reputação e integridade ética, seja em função da alta capacitação técnica de seus profissionais, cuja evolução constante faz parte da cultura da empresa.

Cultura que está enraizada nos valores precípuos deixados por Hermano Villemor Amaral, como está registrado na obra comemorativa do primeiro centenário. Ele não se cansava de proclamar ao jovens profissionais: "seja imprescindível na árdua profissão, tenha severa disciplina, respeito aos honorários, mantenha-se atualizado permanentemente, examine profundamente as causas antes de aceita-las, tenha moderação nos honorários, conduta pública e privada condizente com as norma tradicionais, rigor ético, atenção com o cliente, cordialidade com o adversário e constante enaltecimento do Judiciário. Sem essa conduta, a boa reputação não se propaga e a clientela não se desenvolve."

Tradição e modernidade

Para atuar de forma exitosa no mercado por tanto tempo, o escritório alia o rigor técnico e a participação direta de seus advogados à criatividade nas soluções jurídicas, mantendo-se sempre à frente das tendências e do uso de tecnologia. O resultado é um atendimento prático e eficaz, apreciado por todos os clientes e reconhecido pelo mercado.

Dentre os principais campos de atuação destacam-se: o de petróleo e gás, onde os profissionais possuem mais de 25 anos de experiência, atuando diretamente no desenvolvimento e implementação de projetos em toda a cadeia da indústria - upstream, midstream e downstream; o de Energia Elétrica no qual o escritório atua no segmento de geração (implementação de usinas), transmissão e distribuição (o escritório atua para quase uma dezena de empresas); de Aviação Comercial, representando empresas em questões regulatórias e litigiosas; Financeiro, em que o escritório representa bancos e fundos de investimentos em questões litigiosas, societárias, estruturação legal de operações, recuperações judiciais e falências e o setor de Saúde, onde o representa médicos e hospitais em questões litigiosas, contratuais e regulatórias.

t

 

Patrocínio

Patrocínio Migalhas