MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Hermano Villemor Amaral (filho) completa 101 anos
Longevidade

Hermano Villemor Amaral (filho) completa 101 anos

Exercendo a profissão há 78 anos, do começo da sua carreira até os dias atuais, Hermano reúne vitórias e participações em conselhos, associações e institutos.

Da Redação

quarta-feira, 14 de julho de 2021

Atualizado às 10:30

Nesta semana, o cenário jurídico nacional viu um de seus filhos pródigos comemorar uma importante data: 101 anos de Hermano de Villemor Amaral (filho). Nascido a 11 de julho de 1920, o notável advogado foi um dos primeiros de seu tempo a ser especializado em Direito Comercial, Societário e Investimentos Estrangeiros no Brasil. É sócio de um dos escritórios mais antigos do Brasil em atividade ininterrupta, o Villemor Amaral Advogados, que leva seu nome, de seu pai e de seu filho.

 (Imagem: Divulgação Villemor Amaral Advogados)

(Imagem: Divulgação Villemor Amaral Advogados)

Ainda jovem, Hermano frequentava o escritório e já demonstrava interesse por temas judiciais, como destaca o trecho do livro "Continuamos... História do Escritório Villemor Amaral - Advogados". "Corre o ano de 1937. Apontam-lhe uma sala no fundo do corredor e a mesa que irá ocupar. Está com dezesseis para dezessete anos de idade. Indaga-se, incrédulo, 'que é que posso fazer de útil?'". Saindo da infância para juventude, Hermano, nesse mesmo ano, entra para o curso Pré-Jurídico, na Faculdade Nacional de Direito, em Laranjeiras (RJ). Em 1943, o futuro sócio se forma.

Do começo da sua carreira até os dias atuais, Hermano reúne vitórias e participações em conselhos, associações, institutos etc. Construindo sua carreira e história, o jurista integrou o Conselho de Administração da Mesbla S/A, Liceu Franco-Brasileiro, Iate Clube do Rio de Janeiro, da Escola Suíça, da OAB/RJ e da International Bar Association. Ele também atuou como representante da Reuters Ltd., no Brasil, e foi presidente do Rotary Club por um ano.  Hermano de Villemor Amaral (filho) foi três vezes condecorado pelo governo francês com a "Ordem do Mérito Nacional", "Légion d'Honneur" e "Palmes Académiques".

Exercendo a profissão por 78 anos, o centenário foi Secretário Geral do Instituto dos Advogados Brasileiros; membro do Conselho da Ordem dos Advogados por duas vezes, presidente da Aliança Francesa no Rio de Janeiro; vice-presidente do Instituto Goethe e presidente da Associação dos Membros da Legião de Honra. Hermano, também atuou como advogado da Sociedade Filantrópica Suíça, da Sociedade Francesa de Beneficência, da ABBR - Associação Brasileira Beneficente de Reabilitação e das Câmaras de Comércio Francesa e Suíça. Seu êxito recente foi receber a vacina contra Covid-19 - ele foi o primeiro consócio do Conselho Superior do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB) a obter o imunizante.

Nessa jornada, Villemor Amaral (filho), também fez amigos para nunca mais esquecer. Prestes a completar 101 anos, ele conta que, no passado, planejava que seu filho estudasse fora do país, mas tinha receio a respeito dos custos. Foi quando Antonino Campos, um amigo fiel, ofereceu hospedagem ao Hermano (neto). Tal acontecimento mostra que sua história foi e é repleta de pessoas especiais. E agradecimentos não faltam. Antônio Carlos de Castro Silva, Edgar Nascimento, Gilberto Augusto Trigueiro Vieira Ribeiro, Celso Vinhas, Hélio Jacob Filho, Gustavo Lírio Toniatti e João Guilherme Sauer - Dr. Villemor possui extrema gratidão por amizades como essas. 

Dentro do Villemor Amaral Advogados o advogado foi visto como um profissional que possuía uma visão ampla e à frente do seu tempo. Objetos e protocolos que hoje são vistos como corriqueiros e normais, eram, para ele, um avanço necessário e crucial para o crescimento. Hermano de Villemor Amaral (neto), seu filho e um dos sócios do escritório atualmente, conta que em um passado recente a equipe ficou feliz em possuir sua própria máquina de xerox. "Meu pai tinha uma visão futurista, incentivava o aprendizado e sempre prezava por modernizar o ambiente e time. Ele, no comando, estimulava os funcionários a estudarem fora do país para adquirir mais aprendizado. Isso não era comum", relembra. Hermano (neto) também afirma que Villemor Amaral Advogados foi pioneiro em incluir uma advogada mulher na sociedade, a Dra. Maria Vitória, na área de mineração. 

Dando continuidade a um trabalho iniciado em 1909, Hermano de Villemor (filho) fez história e deixou sua marca no escritório que, no presente momento, é o mais longevo do Brasil. Seus 101 anos beneficiaram o Direito no país. Hoje o grupo é destaque nas áreas de Energia, Petróleo e Gás, Infraestrutura, Saúde, Serviços Públicos, Financeiro, Bancário, Ambiental, Tributário, Trabalhista, Contencioso, métodos alternativos de resolução de conflitos, entre outros.

t

Patrocínio

Patrocínio

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA