MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. Sugestões da ADFAS estão presentes em norma que alterou lei Maria da Penha
Lei Maria da Penha

Sugestões da ADFAS estão presentes em norma que alterou lei Maria da Penha

Associação propôs alterações no PL 510/19, que foi convertido na lei 13.894/19.

Da Redação

sábado, 30 de novembro de 2019

Atualizado às 06:30

Propostas elaboradas pela ADFAS - Associação de Direito de Família e das Sucessões estão presentes na lei 13.894/19. A norma alterou a lei Maria da Penha para assegurar à vítima de violência doméstica e familiar assistência judiciária para solicitação de divórcio, bem como, prioridade na tramitação de processos judiciais relacionados. 

Em parecer sobre o PL 510/19, que foi convertido na lei, a associação propôs diversas alterações, por meio de sua presidente nacional, Regina Beatriz Tavares da Silva, e pelo vice-presidente da seção de Pernambuco, Venceslau Tavares Costa Filho. 

Resultado de imagem para violencia contra a mulher

Em seu parecer, a associação sugeriu a inclusão da ação de separação ao lado da ação de divórcio e da ação de dissolução da união estável; a inclusão do privilégio de foro para a mulher vítima da violência doméstica; a inclusão da intervenção do MP; e a supressão da competência das varas especializadas em violência doméstica para o julgamento de ações de separação, divórcio e dissolução de união estável - como previa o texto original do PL 510/19.

Enquanto as três primeiras proposições foram incorporadas integralmente no substitutivo do Senado ao PL, a incorporação da quarta proposição deu-se na fase de análise pelo Executivo.

Acatando considerações dos ministérios da Justiça e Segurança Pública e da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, que reiteraram os argumentos anteriormente expostos pela ADFAS, o vice-presidente Hamilton Mourão vetou partes que tratavam sobre a competência dos juizados de Violência Doméstica de atender a solicitações de separação, tais como divórcio ou dissolução de união estável.

"Os dispositivos propostos, ao permitirem e regularem a possibilidade da propositura de ação de divórcio ou de dissolução de união estável no Juizado de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher, guardam incompatibilidade com o objetivo desses Juizados, especialmente no que tange à ágil tramitação das medidas protetivas de urgência previstas na lei Maria da Penha. Portanto, a alteração proposta é contrária ao interesse público, pois compromete alguns dos princípios que regem a atuação desses juizados, tais como a celeridade, simplicidade, informalidade e economia processual, tendo em vista os inúmeros desdobramentos naturais às ações de Direito de Família."

____________

ASSOCIACAO DE DIREITO DE FAMILIA E DAS SUCESSOES - ADFAS

Patrocínio

Patrocínio Migalhas