terça-feira, 26 de maio de 2020

ISSN 1983-392X

Centro acadêmico

Primeira mulher negra a presidir XI de Agosto toma posse

Chapa Travessia foi eleita com 588 votos. Composta majoritariamente por mulheres e negros, a nova direção tem uma proposta de diálogo com os funcionários e alunos.

sexta-feira, 29 de novembro de 2019

Nesta quinta-feira, 28, a estudante Letícia Chagas tomou posse como primeira presidente negra do Centro Acadêmico XI de Agosto. A presidente recém-empossada faz parte da chapa Travessia, vencedora com 588 votos nas eleições que aconteceram no fim de outubro.

O primeiro negro a presidir a entidade foi Oscarlino Marçal, em 1963. Mas até hoje o XI de Agosto nunca tinha tido uma presidente negra. Em seu segundo ano na faculdade, Letícia quebrou a barreira racial e de gênero e se elegeu como a primeira.

Ao tomar posse, Letícia ressaltou a importância da presença dos funcionários da casa. Sem desmerecer os professores, fez questão de dizer que seus pais são mais parecidos com os empregados que trabalham no Largo São Francisco do que com o corpo docente da casa. Iniciou dizendo que sua gestão é uma “reintegração de posse contra as pessoas que foram embranquecidas na universidade”.

t

Moradia estudantil

A discente foi presidente da Casa do Estudante em 2019. Ela foi a responsável por levantar verba para a reforma da moradia estudantil. Com o apoio da maioria dos alunos, será usado 3 milhões do caixa do Centro Acadêmico para a reforma. Em condições precárias - com fiação aparente, elevadores quebrados e infestada de pragas urbanas - a casa do estudante foi o teto que permitiu que Letícia viesse para SP cursar a São Francisco.

“Transitamos entre dois mundos, o luxo colonial da faculdade e a casa do estudante, que é quase uma ocupação.”

Para se manter na capital paulista, ela recebe uma bolsa da Associação dos Antigos Alunos, pelo programa Adote um Alunos, em que ex-franciscanos colaboram mensalmente financiando alunos menos favorecidos. Ela também faz parte de um grupo de pesquisa. No total, sua renda mensal não chega a um salário mínimo. 

O diretor da faculdade, Floriano de Azevedo Marques Neto, também passou uma mensagem na cerimônia de posse dizendo que a faculdade pública precisa formar não só bons profissionais, mas também pessoas com capacidade de transformar. “Não deixem de participar da vida que transcorre no pátio, do centro acadêmico, do outro lado que forma um líder verdadeiro, com o espírito da São Francisco”, disse.

XI de Agosto

O Centro Acadêmico XI de Agosto (o “Onze” como é conhecido pelos alunos), é o mais antigo centro acadêmico do Brasil, fundado em 11 de agosto de 1903. Em seus 116 anos de história, teve entre membros diversas personalidades que depois se tornaram nomes conhecidos, como os ex-presidentes Michel Temer e Jânio Quadros, e os ex-ministros Aloysio Nunes e Fernando Haddad.

informativo de hoje

patrocínio

últimas quentes

Cadastre-se para receber o informativo gratuitamente

WhatsApp Telegram