MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Comissão de vendedor autônomo não inclui percentual sobre juros de vendas a prazo
Trabalhista

Comissão de vendedor autônomo não inclui percentual sobre juros de vendas a prazo

Ao decidir, SDI-1 do TST considerou que os encargos iriam apenas para a empresa de financiamento.

Da Redação

sexta-feira, 17 de janeiro de 2020

Atualizado às 12:46

Vendedor autônomo não possui direito ao percentual sobre juros e encargos de vendas a prazo de produtos da empresa representada. Decisão é SDI-1 do TST ao considerar que não era a empresa distribuidora que financiava a venda a prazo para os clientes, mas uma instituição financeira que repassava apenas o valor à vista e recebia os juros do financiamento.

t

O representante comercial autônimo assinou contrato com a empresa para realizar vendas de materiais de construção. Ao fim do contrato, ajuizou reclamação trabalhista pleiteando as diferenças nos valores referentes de suas vendas a prazo, sobre as quais incidiam juros, correções e eventuais multas.

Em 1º grau, o juízo julgou desfavoravelmente o pedido ao representante comercial. Examinando o recurso do trabalhador, o TRT da 3ª Região reformou a sentença e condenou a empresa a pagar diferenças de comissões pelas vendas realizadas a prazo.

Ao analisar o recurso da empresa, a 5ª turma do TST decidiu manter a condenação.

Houve recurso de embargos à SDI-1. O colegiado, por sua vez, considerou que os contratos em geral devem ser interpretados conforme a boa-fé e tendo em vista a vedação ao enriquecimento sem causa.

A Subseção entendeu que as comissões devidas ao representante comercial autônomo devem ser calculadas sobre o valor da venda à vista, salvo estipulação em contrário.

“As comissões deverão ser calculadas pelo valor total das mercadorias. Por valor total das mercadorias não se pode entender o preço da venda acrescido dos encargos decorrentes do financiamento, como os juros, principalmente quando não era a empresa representada que financiava o negócio, mas instituição financeira que entabulava outro negócio jurídico com o cliente comprador”, afirmou o relator, ministro Freire Pimenta. 

Veja o acórdão.

Informações: TST.

Patrocínio

Patrocínio

ANDRIA ARAUJO SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ANDRIA ARAUJO SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

ANDRIA ARAUJO SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

instagram
FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA
TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA