MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Ex-procurador-Geral de Justiça do RJ vira réu por corrupção
Denúncia aceita

Ex-procurador-Geral de Justiça do RJ vira réu por corrupção

Também se tornaram réus outras três pessoas, entre elas, o ex-governador Sérgio Cabral.

Da Redação

terça-feira, 11 de fevereiro de 2020

Atualizado às 10:43

Nesta segunda-feira, 10, o Órgão Especial do TJ/RJ aceitou denúncia do MP/RJ contra o ex-procurador-Geral de Justiça Cláudio Lopes. Além dele, o colegiado também aceitou a denúncia tornando réus o ex-governador do Rio Sérgio Cabral, o ex-secretário de governo Wilson Carlos, e Sérgio de Castro, apontado como operador financeiro de organização criminosa chefiada por Cabral.

t

A denúncia imputa aos réus os crimes de formação de quadrilha, corrupção passiva e ativa e quebra de sigilo funcional, que teriam sido praticados entre o final de 2008 e dezembro de 2012. De acordo com a denúncia, Cláudio Lopes recebeu cerca de R$ 7,2 milhões enquanto exercia o cargo de procurador-geral de Justiça para obstruir investigações de possíveis irregularidades durante a gestão de Sérgio Cabral como governador.

A denúncia cita ainda que Lopes, em determinada ocasião, alertou o então secretário de Saúde, Sérgio Côrtes, a respeito de uma operação - feita pela própria instituição que chefiava - que procurava indícios de corrupção em endereços relacionados à pasta. O vazamento da busca e apreensão teria permitido a destruição de extratos bancários de contas no exterior.

Por unanimidade, nesta segunda-feira, o Órgão Especial do TJ/RJ acompanhou o voto do relator, desembargador Elton Leme, e aceitou a denúncia.

Informações: TJ/RJ.

Patrocínio

Patrocínio Migalhas