MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. CPMI das Fake News: Barroso nega acesso a dados de assessores de deputado do PSL
Acesso a dados

CPMI das Fake News: Barroso nega acesso a dados de assessores de deputado do PSL

De acordo com Barroso, o requerimento não foi devidamente fundamentado e continha pedidos excessivamente amplos.

Da Redação

quarta-feira, 12 de fevereiro de 2020

Atualizado às 20:00

O ministro Luís Roberto Barroso suspendeu os efeitos de requerimento da CPMI das Fake News que solicitava ao Facebook e ao Twitter dados das contas pessoais de 12 assessores do deputado estadual Douglas Garcia Bispo dos Santos, do PSL.

O requerimento, apresentado pelo deputado Federal Alexandre Frota, foi aprovado pela comissão no último dia 5. De acordo com Barroso, o requerimento não foi devidamente fundamentado e continha pedidos excessivamente amplos.

t

A decisão do ministro foi proferida no MS 36.932, que tem como autores os assessores do deputado estadual. Eles explicaram que o requerimento pretendia obter o histórico de conversas com conteúdo, a lista de pesquisa de suas contas e todo o conteúdo disponível nas páginas ou eventualmente apagado. 

De acordo com os assessores, os dados solicitados estão protegidos pela inviolabilidade da vida privada e que o acesso a conversas travadas por meio de aplicativos de comunicação dependeria de ordem judicial.

Pedidos amplos 

Em sua decisão, Barroso observou que o requerimento não está adequadamente fundamentado, pois as condutas supostamente praticadas por cada assessor não foram individualizadas nem foram apresentadas as razões pelas quais seriam ilícitas. 

Segundo o ministro, a petição também não contém indícios de que os agentes públicos seriam os efetivos autores dos supostos fatos mencinados. A CPMI não esclarece a utilidade das informações e dos dados solicitados e não os delimita o que é efetivamente visado. 

"Os pedidos veiculados são excessivamente amplos", assinalou. O relator verificou ainda que, apesar de mencionar que as postagens teriam sido feitas por 11 agentes públicos, o requerimento postula acesso a informações e dados de 12 indivíduos.

Veja a íntegra da decisão. 

Patrocínio

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...