MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Suspensa cobrança de taxa de incêndio pelo governo de MG
Taxa

Suspensa cobrança de taxa de incêndio pelo governo de MG

Para Dias Toffoli, a suspensão está em conformidade com o entendimento do STF.

Da Redação

sexta-feira, 21 de fevereiro de 2020

Atualizado às 15:50

O ministro Dias Toffoli revogou decisão na qual restabelecia cobrança de taxa de incêndio pelo governo de Minas Gerais. Para o presidente do STF, a decisão que suspendeu a cobrança da referida taxa está em absoluta conformidade com o entendimento do STF.

t

O caso teve origem em ação ajuizada na Justiça estadual pela seccional da OAB de MG. Segundo a entidade, o pagamento da taxa de incêndio, prevista na lei estadual 6.763/75, não seria mais possível devido em razão do entendimento fixado pelo STF no RE 643.247, em que a Corte decidiu que a cobrança de taxa de combate a incêndios por municípios é inconstitucional. A decisão cautelar do juízo de 1ª instância, suspendendo a exigência do tributo, foi mantida pelo TJ/MG.

No STF, o governo de Minas afirmou que a decisão do Tribunal estadual causará grave lesão à ordem, à segurança e à economia públicas e destacou que, entre a perda de receita prevista e a possível ordem de devolução de valores já recebidos, a soma poderá superar R$ 876 milhões.

Em setembro de 2019, Toffoli restabeleceu a eficácia da norma. Naquela ocasião, o presidente do STF entendeu que a suspensão da cobrança do tributo poderá inviabilizar o funcionamento do Corpo de Bombeiros Militar do estado. 

Liminar revogada

O ministro voltou a apreciar a questão e revogou a liminar anteriormente concedida. De acordo com Toffoli, decisão que se pretende ver suspensa está em "absoluta conformidade com recente e unânime entendimento firmado pelo plenário do STF a respeito do tema, o que demonstra a absoluta inviabilidade de eventual recurso extraordinário que vier a ser interposto".

"Ante o exposto, revogo a medida cautelar aqui anteriormente deferida, para negar seguimento ao presente pedido de suspensão, prejudicado o agravo regimental interposto nos autos, bem como o pedido de extensão da liminar."

Veja a decisão.

Patrocínio

Patrocínio

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA