MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. É importante que a mulher se disponha a ocupar espaços de poder, defende presidente da Apamagis
Dia Internacional da Mulher

É importante que a mulher se disponha a ocupar espaços de poder, defende presidente da Apamagis

Primeira mulher a ocupar o cargo, Vanessa Mateus espera que mulheres em cargos de cúpula não sejam mais exceção.

Da Redação

sexta-feira, 6 de março de 2020

Atualizado em 8 de março de 2020 07:15

"Nós mulheres estamos conquistando espaços". Assim afirma a juíza de Direito Vanessa Ribeiro Mateus, presidente da Apamagis - Associação Paulista de Magistrados.

Para a magistrada, que é a primeira mulher a ocupar a presidência da Associação, não basta combater machismo se as mulheres não se dispuserem a ocupar espaços de poder.

Vanessa destaca que as mulheres começaram a ingressar no Poder Judiciário muito tempo depois dos homens, o que fez com que demorassem mais para chegar aos órgãos de segundo grau de jurisdição.

"É um caminho que tem que ser percorrido com muita coragem."

Para Vanessa Mateus, o que se espera é que mulheres ocupando cargos de cúpula não sejam mais um assunto. "Hoje é um assunto pela exceção".

Assista à entrevista: 

Primeira mulher

Vanessa Mateus é juíza de Direito no Estado de São Paulo desde 2000, sendo titular da 8ª vara Cível do Fórum João Mendes. Entre outros cargos, foi responsável pela instalação do 1º Juizado Especial de Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher.

Associada da Apamagis desde 2000, a magistrada já ocupou o cargo de tesoureira no biênio 2014/2015. Ela também foi pioneira ao candidatar-se ao cargo de 1ª vice-presidente para a atual legislatura.

Segundo a magistrada, ela irá atuar por uma Apamagis cada vez mais forte, inovadora e acessível, tornando o trabalho cotidiano de juízes e desembargadores paulistas mais próximo da população.

Patrocínio

Patrocínio Migalhas