MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. JT/PR impõe restrições a abertura de agências bancárias diante da covid-19
Pandemia

JT/PR impõe restrições a abertura de agências bancárias diante da covid-19

Sindicato propôs ACP contra banco.

Da Redação

segunda-feira, 30 de março de 2020

Atualizado em 31 de março de 2020 11:47

O juiz do Trabalho Reginaldo Melhado, de Londrina/PR, deferiu tutela de urgência requerida por sindicato contra instituição financeira.

Na ACP, o sindicato autor narra que o réu estaria mantendo o atendimento ao público entre 9h e 14h, a partir do dia 27/3, sem sequer fornecer equipamentos para diminuir o risco de contaminação por coronavírus aos empregados e clientes.

t

Conforme a decisão, o banco deve fechar de imediato todas as agências e unidades bancárias, mantendo apenas o pagamento dos benefícios previdenciários com a abertura de no máximo três caixas físicos por agência, e exclusivamente entre os dias 24 e 31 e do primeiro ao quinto dia útil de cada mês, em horário restrito. Nesses períodos, serão mantidos no interior de cada agência apenas os operadores de caixa e tesoureiros, em número estritamente necessário.

A instituição também deverá fornecer máscaras e luvas aos trabalhadores, álcool em gel para trabalhadores e clientes, restringir a entrada de clientes nas agências e dispensar os trabalhadores de comparecimento local, com o estabelecimento de meios para prestação de serviço remoto, quando viável.

Por fim, o banco deve manter o pagamento integral de salários e demais vantagens legais e convencionais a todos empregados, durante o período de suspensão das atividades não essenciais, remetendo-se à negociação coletiva eventual compensação futura.

Ao acolher os argumentos do sindicato, o magistrado ressaltou que a responsabilidade diante do surto da covid-19 alcança os dirigentes dos bancos.

"O quadro é grave e os bancários efetivamente integram grupo de risco, como sustenta o autor. Nos estabelecimentos bancários há circulação diária de enorme número de pessoas. Os espaços físicos são fechados - até por razões de segurança - e os ambientes quase sempre são climatizados. Muitos bancários têm contato com cédulas ou moedas. São comuns filas nos caixas."

A multa diária aplicada ao banco em caso de descumprimento da decisão é de R$ 200 mil, por trabalhador e por obrigação descumprida.

  • Processo: 0000263-78.2020.5.09.0673

Veja a decisão.

__________________

Para que o leitor encontre as notícias jurídicas específicas sobre coronavírus, reunimos todo o material em um site especial, constantemente atualizado. Acesse: www.migalhas.com.br/coronavirus

t

Patrocínio

NORONHA E NOGUEIRA SOCIEDADE DE ADVOGADOS

NORONHA E NOGUEIRA SOCIEDADE DE ADVOGADOS

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA