MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. TJ/SC implementa centro de conciliação virtual durante pandemia
Pandemia

TJ/SC implementa centro de conciliação virtual durante pandemia

Cejusc Virtual possibilita realizar conciliações e mediações por meio de videoconferência, WhatsApp e outros recursos tecnológicos.

Da Redação

quinta-feira, 23 de abril de 2020

Atualizado em 24 de abril de 2020 07:13

Devido à pandemia de coronavírus, o TJ/SC instituiu o Cejusc Virtual para atender jurisdicionados de todo o Estado durante o período de quarentena. Com a implementação, unidades do Poder Judiciário catarinense poderão realizar as atividades por meio de videoconferência, WhatsApp e outros recursos tecnológicos.

t

Cejuscs - Centros Judiciários de Solução de Conflitos e Cidadania são unidades do Poder Judiciário às quais compete, preferencialmente, a realização das sessões e audiências de conciliação e de mediação a cargo de conciliadores e mediadores, bem como o atendimento e a orientação aos cidadãos.

De acordo com informações do Tribunal, para implementação do Cejusc Virtual, primeiramente, a secretaria da Cojepemec - Coordenadoria Estadual do Sistema de Juizados Especiais e do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais e de Solução de Conflitos irá acolher as demandas e direcioná-las ao Cejusc da região correspondente, buscando assim preservar os elos do cidadão com sua comarca.

A determinação para a criação do sistema é do desembargador Antonio Zoldan da Veiga, responsável pela Cojepemec. Conforme explica o desembargador, além dos Cejuscs instalados no Estado qualquer unidade do Judiciário também poderá fazer solicitações ao Cejusc Virtual.

Embora o momento seja desafiador para toda a sociedade, o desembargador destaca a adesão às novas ferramentas como um ponto positivo das alternativas buscadas em meio à crise:

"O Cejusc Virtual traz a visão de que isso é possível. Como a própria Cojepemec administra a iniciativa, há uma segurança maior para os magistrados, servidores, partes e conciliadores",

A equipe da Cojepemec também deverá elaborar um manual de procedimentos e ficará à disposição para eventuais necessidades. Os contatos podem ser feitos pelo [email protected].

Informações: TJ/SC

____________

Para que o leitor encontre as notícias jurídicas específicas sobre coronavírus, reunimos todo o material em um site especial, constantemente atualizado. Acesse: www.migalhas.com.br/coronavirus

t

Patrocínio

Patrocínio Migalhas