MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. De Curitiba para o mundo: a trajetória de Sergio Moro até a saída do governo Bolsonaro
Trajetória

De Curitiba para o mundo: a trajetória de Sergio Moro até a saída do governo Bolsonaro

Ex-ministro ficou famoso ao comandar a operação Lava Jato.

Da Redação

sexta-feira, 24 de abril de 2020

Atualizado às 14:37

Sérgio Moro confirmou sua saída do governo nesta sexta-feira, 24. Ex-ministro ficou conhecido, no Brasil e no mundo, por ser o juiz responsável pelos processos da Lava Jato na primeira instância. Sua trajetória começou em Curitiba, no Paraná.

t

Início

Moro nasceu em Maringá/PR, onde se formou em direito na UEM - Universidade Estadual de Maringá, em 1994. Em 1996, com 24 anos, foi aprovado em concurso para juiz Federal substituto em Curitiba/PR. Cursou o Program of Instruction for Lawyers na Harvard Law School e possui título de mestre e doutor em Direito do Estado pela UFPR.

Em 2012, trabalhou no caso Banestado e atuou como auxiliar da ministra do Rosa Weber, do STF, no caso do mensalão.

Fama

Em 2014, Sérgio Moro, então juiz Federal à frente do berço da operação, comandou os processos da Lava Jato, quando ficou conhecido nacionalmente. Incumbido de conduzir os trabalhos, o ex-juiz tornou-se herói nacional.

Um dos episódios mais conhecidos entre erros apontados na Lava Jato foi a divulgação do grampo telefônico entre Lula e Dilma. Em 16 de março de 2016, Sérgio Moro proferiu despacho em que derrubou sigilo de grampo e permitiu a divulgação de ligação telefônica entre Dilma Rousseff, então presidente da República, e o ex-presidente Lula.

Na cartada final, em abril de 2018, o então juiz Federal expediu mandado de prisão contra o ex-presidente Lula. Mais tarde, condenou o ex-presidente a 9 anos e meio de prisão pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro.

Ministro

Em novembro de 2018, Moro aceitou o convite de Bolsonaro para assumir o ministério da Justiça. Foi então que largou a magistratura e, consequentemente, os processos da Lava Jato.  Moro disse, à época, que o cargo significava "consolidar os avanços contra o crime e a corrupção dos últimos anos e afastar riscos de retrocessos por um bem maior".

t

Derrotas

A trajetória que leva o ex-ministro até o dia de hoje carrega denúncias e desavenças. Em 2019, a chamada "Vaza Jato", quando o site Intercept Brasil teve acesso à troca de mensagens entre os integrantes da força-tarefa da operação e o juiz, iniciou uma série de denúncias de irregularidades na conduta de Moro e membros do parquet.

  • Pacote anticrime

A principal aposta de Moro para o ministério era o pacote anticrime, que foi enviado ao Congresso e teve tramitação conturbada. Dentre as 53 propostas do ex-ministro, foram rejeitados 28 itens.

A proposta sancionada por Bolsonaro acrescentou, entre os pontos estabelecidos, a criação da figura do juiz de garantias, cujo veto havia sido sugerido por Moro.

t

  • Indicações

Em março de 2019, Moro convidou Ilona Szabó para integrar como suplente, o Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária. após repercussão negativa nas redes sociais e suposto telefonema do presidente, o então ministro da Justiça, retirou a indicação da cientista política. 

Em agosto de 2019, Bolsonaro sancionou lei para transferir o Coaf do ministério da Economia para o Banco Central e, consequentemente, retirar do cargo o presidente do órgão, Roberto Leonel, indicado ao posto por Moro, que via o Coaf como peça-chave na proposta de combate à corrupção.

Na sua saída do ministério, Sergio Moro fez várias e graves revelações do governo Bolsonaro. Confira aqui.

Flávia Thaís De Genaro Sociedade Individual de Advocacia

Escritório de advocacia Empresarial, Flávia Thaís De Genaro Sociedade Individual de Advocacia atua nas áreas Civil, Tributária e Trabalhista. Presta consultoria em diversos segmentos da Legislação Brasileira, tais como: Escrita Fiscal, Processo Civil e Alterações do Novo Código de 2002, Falências,...

RAUL BARCELO SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
RAUL BARCELO SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Diligências e audiências na cidade de São Paulo-SP

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...