MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Bolsonaro manda jornalistas calarem a boca e nega interferência na PF
Ataque à imprensa

Bolsonaro manda jornalistas calarem a boca e nega interferência na PF

Visivelmente irritado, presidente chamou a Folha de S.Paulo de "canalha".

Da Redação

terça-feira, 5 de maio de 2020

Atualizado em 6 de maio de 2020 11:43

Em novo ataque à imprensa na manhã desta terça-feira, 5, o presidente Jair Bolsonaro chamou de "canalha" reportagem da Folha de S.Paulo sobre alterações na Polícia Federal e negou interferência no órgão.

Visivelmente irritado, ao ser questionado por jornalistas, mandou "calarem a boca".

A declaração se deu em frente ao Palácio da Alvorada. Bolsonaro mostrou uma imagem que reproduzia a manchete da edição impressa do jornal desta terça-feira: "Novo diretor da PF assume e acata pedido de Bolsonaro".

A reportadem refere-se à troca da superintendência da PF no Rio de Janeiro, decidida pelo novo diretor-geral da Polícia Federal, Rolando Souza, nomeado um dia antes.

Durante sua fala, Bolsonaro foi questionado por jornalistas se foi ele quem pediu a mudança - momento em que disparou para que os profissionais calassem a boca. "Cala a boca, não perguntei nada." O presidente disse que não interferiu na corporação.

"Que imprensa canalha a Folha de S.Paulo. Canalha é elogio para a Folha de S.Paulo. O atual superintendente do RJ, que o Moro disse que eu quero trocar por questões familiares. (...) Não tem nenhum parente meu investigado pela PF. (...) Uma mentira que a imprensa replica o tempo todo, dizer que meus filhos querem trocar o superintendente."

t

Acusações

As acusações de que estaria interferindo na autonomia da Polícia Federal teve início com a crise entre Bolsonaro e Sergio Moro. No último dia 24, o então ministro da Justiça anunciou que estava deixando o cargo porque não podia aceitar a interferência política feita por Bolsonaro na Polícia Federal.

Isto porque o presidente comunicou a Moro que trocaria o diretor-Geral da PF - até então escolhido por Moro.

Em seguida, o presidente da República nomeou Alexandre Ramagem para o cargo, que é amigo da família Bolsonaro. A nomeação foi barrada no Supremo por liminar do ministro Alexandre de Moraes.

Bolsonaro, então, revogou a nomeação de Ramagem e escolheu o delegado Rolando Alexandre de Souza para a diretoria do órgão.

Ataques reiterados

Não é a primeira vez - e não será a última - que o presidente da República critica a imprensa e profere ataques.

Em fevereiro deste ano, também em coletiva próxima ao Palácio da Alvorada, Bolsonaro ofendeu a jornalista da Folha de S.Paulo Patrícia Campos Mello com trocadilho infame e misógino: "queria dar o furo contra mim".

Patrocínio

Patrocínio Migalhas