MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. JF/SP limita a 20 salários mínimos base de cálculo da contribuição previdenciária destinada a terceiros
Tributário

JF/SP limita a 20 salários mínimos base de cálculo da contribuição previdenciária destinada a terceiros

Liminar parcial foi concedida a uma empresa fabricante de alimentos para animais.

Da Redação

quarta-feira, 6 de maio de 2020

Atualizado às 12:41

O juiz Federal Substituto Rodrigo Antonio Calixto Mello, da 1ª vara Federal de Limeira/SP, concedeu parcialmente liminar a uma empresa fabricante de alimentos para animais no sentido de limitar a 20 salários mínimos a base de incidência da contribuição ao Sebrae, Incra, Apex, ABDI, "Sistema S" (Sesi, Senai, Sesc, Senac e Senat) e do salário-educação destinado ao FNDE - Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação.

t

Na ação, a empresa requereu a inexigibilidade total da referida contribuição, tendo em vista que a EC 33/01 incluiu o parágrafo 2º no artigo 149 da CF, o que, segundo a empresa, torna inconstitucional a incidência da exação sobre a folha de salários.

Na decisão, o pedido principal foi afastado. Entretanto, o magistrado acatou o requerimento subsidiário no sentido de autorizar a empresa a calcular a aludida contribuição com observância na limitação da base de cálculo que não poderá exceder o valor equivalente 20 salários mínimos.

Segundo o juiz Federal, o caput do art. 4º da lei 6.950/81 limita a base de cálculo das contribuições previdenciárias, ao passo que o parágrafo único do mesmo art. 4º limita nos mesmos termos a base de cálculo das contribuições destinadas a terceiros. Contudo, a limitação da base das contribuições previdenciárias foi afastada pelo decreto-lei 2.318/86.

"Pela própria redação do dispositivo legal constante no decreto-lei 2.318/86, que se refere especificamente a 'previdência social', não se pode pretender que a ampliação da base de cálculo se estenda às contribuições destinadas a terceiros, tendo em vista serem tributos com natureza jurídica e disciplina legal distintas das aplicáveis às contribuições previdenciárias. Logo, deve-se considerar, para todos os efeitos, que o parágrafo único do art. 4º da lei 6.950/81 ainda se encontra em vigor."

Assim, deferiu parcialmente a liminar, a fim de determinar que a autoridade coatora se abstenha de exigir da impetrante as contribuições parafiscais devidas a terceiros sobre base de cálculo que ultrapasse 20 salários mínimos.

A ação é patrocinada pelo advogado Geraldo Soares de Oliveira Junior do escritório Soares de Oliveira Advogados Associados.

Leia a liminar.

__________

Patrocínio

Patrocínio Migalhas
NIVIA PITZER SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
NIVIA PITZER SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

NIVIA PITZER SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

instagram
Flávia Thaís De Genaro Sociedade Individual de Advocacia

Escritório de advocacia Empresarial, Flávia Thaís De Genaro Sociedade Individual de Advocacia atua nas áreas Civil, Tributária e Trabalhista. Presta consultoria em diversos segmentos da Legislação Brasileira, tais como: Escrita Fiscal, Processo Civil e Alterações do Novo Código de 2002, Falências,...

NEDER DA ROCHA & ADVOGADOS
NEDER DA ROCHA & ADVOGADOS

NEDER DA ROCHA & ADVOGADOS ASSOCIADOS