MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Lei distrital que permite emissão gratuita de CNH é inconstitucional
Trãnsito

Lei distrital que permite emissão gratuita de CNH é inconstitucional

Para Conselho Especial do TJ/DF, a norma possui vício de iniciativa.

Da Redação

segunda-feira, 1 de junho de 2020

Atualizado em 23 de setembro de 2020 08:57

O Conselho Especial do TJ/DF, por unanimidade, declarou a inconstitucionalidade da lei Distrital 5.966/17, que instituiu o programa popular para obtenção da primeira CNH - Carteira Nacional de Habilitação, de forma gratuita, para pessoas de baixo poder aquisitivo. O colegiado entendeu que a lei possui vício de iniciativa, uma vez que trata de assunto de competência privativa do chefe do Poder Executivo.

t

A ação  foi ajuizada pelo Governador do DF, que pediu a concessão de medida cautelar para suspender a vigência da mencionada lei, sob o argumento de que a norma é formalmente inconstitucional, pois foi proposta por parlamentar e cria novas atribuições para os servidores do Detran/DF, matéria que é de competência privativa do chefe do Executivo do DF. A lei já havia sido vetada pelo Governador, mas a Câmara Legislativa derrubou o veto e a promulgou.

A Câmara Legislativa do Distrito Federal, por sua vez, manifestou-se em defesa da legalidade da norma e requereu a improcedência da ação, mesma posição adotada pelo MP/DF. No entanto, os desembargadores mantiveram o entendimento adotado quando analisaram o pedido de medida cautelar, no qual vislumbraram a presença de vício formal de iniciativa (parlamentar propôs projeto de lei sobre matéria que não tem competência) e declararam a inconstitucionalidade da norma com incidência de efeitos retroativos à sua data de publicação.

O colegiado concluiu que "a lei impugnada promove alterações na estrutura e no funcionamento da administração do Distrito Federal e institui novas atribuições para entidade da administração pública -- Detran/DF. Padece de vício formal de iniciativa, vez que só poderia ter sido proposta por projeto de lei de iniciativa privativa do Chefe do Poder Executivo."

Veja a decisão.

Informações: TJ/DF.

Patrocínio

Patrocínio Migalhas