MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Ações sobre bloqueio de bens pela PGFN sem ordem judicial saem do plenário virtual
STF

Ações sobre bloqueio de bens pela PGFN sem ordem judicial saem do plenário virtual

Pedido de destaque foi feito pelo ministro Alexandre de Moraes.

Da Redação

segunda-feira, 8 de junho de 2020

Atualizado às 14:40

Cinco ADIns que discutem o bloqueio de bens sem decisão judicial pela PGFN foram retiradas do plenário virtual do STF após pedido de destaque do ministro Alexandre de Moraes.

O julgamento havia sido iniciado na última sexta-feira, 5, e seu encerramento estava previsto para o dia 15/6. O relator das ações é o ministro Marco Aurélio.

t

O caso

As ações foram ajuizadas pelo Conselho Federal da OAB, PSB, CNA - Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil, Abad - Associação Brasileira de Atacadistas e Distribuidores de Produtos Industrializados e CNT - Confederação Nacional do Transporte.

As entidades questionam no Supremo a validade do artigo 25 da lei 13.606/18, que altera dispositivos da lei 10.522/02, e permite o bloqueio de bens mesmo sem autorização judicial de contribuintes que têm dívidas com o Funrural - Fundo de Assistência ao Trabalhador Rural.

O artigo permite que a PGFN bloqueie bens de devedores quando a dívida não for quitada em até cinco dias após a notificação.

Para as entidades, a norma viola princípios constitucionais como o devido processo legal, o contraditório, a ampla defesa, a imparcialidade, a livre iniciativa, a propriedade privada e sua função social.

_______

t

Patrocínio

Patrocínio Migalhas