MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. Plano de saúde deve realizar teste para covid-19
Coronavírus

Plano de saúde deve realizar teste para covid-19

Associada apresentou sintomas após ter contato com irmã infectada.

Da Redação

terça-feira, 30 de junho de 2020

Atualizado às 14:29

Plano de saúde deve autorizar a realização de teste sorológico da covid-19 para associada que apresentou sintomas após ter contato com irmã infectada. Decisão é do juiz de Direito Cleber Roriz Ferreira, do Plantão Judiciário do TJ/BA.

t

A autora alegou que durante a pandemia passou a apresentar sintomas da doença, após ter tido contato com sua irmã, que testou positivo. Sustentou que o médico que o atendeu relatou sua situação sintomática e prescreveu, em duas solicitações distintas, dois tipos de exame para detectar a doença. O plano de saúde, porém, negou o teste sorológico.

Ao analisar o caso, o magistrado destacou que a operadora do plano de saúde não está autorizada a fazer a escolha do método mais adequado para o tratamento da doença do seu associado.

"Essa opção compete ao profissional que tem conhecimento na área da medicina, notadamente quanto se trata de situação que exige cuidados necessários e urgentes a pronta recuperação do paciente, como é o caso da famigerada pandemia da covid-19 que já matou, somente no Brasil, mais de 55.000 pessoas em pouco mais de noventa dias."

O juiz ressaltou que o tratamento preventivo, mediante testagem da doença, tem sido de enorme valia no combate à disseminação da doença. Considerou, ainda, o perigo de dano que emerge da possibilidade de agravamento da doença, aliado ao inevitável risco ao resultado útil do processo.

Assim, ordenou que o plano de saúde autorize a um dos laboratórios pertencentes à sua rede de credenciados a realização de teste sorológico para covid-19 no prazo máximo de 48 horas.

O advogado Victor Souza Bastos atua pela associada.

Veja a decisão.

_____________

Para que o leitor encontre as notícias jurídicas específicas sobre coronavírus, reunimos todo o material em um site especial, constantemente atualizado. Acesse: www.migalhas.com.br/coronavirus

t

Patrocínio

Patrocínio Migalhas