MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Shopping terá de prestar contas a agência de viagens
Contrato de locação

Shopping terá de prestar contas a agência de viagens

O prazo para a prestação de contas é de 15 dias.

Da Redação

sábado, 4 de julho de 2020

Atualizado em 6 de julho de 2020 13:49

Um shopping de SP terá de prestar contas referentes ao contrato de locação de uma agência de viagens, a partir de 21/11/2009, no prazo de 15 dias. A decisão é do juiz de Direito Adevanir Carlos Moreira da Silveira, da 4ª vara Cível de Santana/SP.

t

A agência de viagens ajuizou ação contra o shopping afirmando que a ré deve lhe prestar contas dos aluguéis e demais encargos e esclareceu ter dúvidas acerca dos valores cobrados e suas correspondentes bases de sustentação.

Alegou que houve uma transferência de locatária desde 21/11/17, sendo prorrogado o prazo de vigência da locação por 60 meses, de 25/10/17 até 24/10/22, através de Termo Aditivo ao Instrumento Particular de Contrato de Locação e Outros Pactos.

Em contrapartida, o shopping sustentou a desnecessidade da prestação de contas, tendo em vista estarem tais despesas previstas no contrato celebrado. Disse não existir pedido administrativo para acesso aos documentos contábeis e que as informações são discriminadas no próprio boleto emitido para pagamento. Acrescentou não existir saldo credor em favor da autora.

No entendimento do juiz, o envio administrativo de extratos e o franquear de documentos à consulta não eximem a ré do dever de prestar contas.

“Observo, ainda, que a prestação de contas administrativa não autoriza a determinação de saldo credor a favor daquele a exigi-las.”

O magistrado sustentou que a ação de exigir contas possui natureza pessoal, sendo o prazo prescricional de dez anos.

“A autora sucedeu anterior locatário e assumiu todas as obrigações decorrentes do contrato de locação celebrado em 23/05/2006, a presente ação foi ajuizada em 21/11/2019 quando já consumada a prescrição, relativamente a parte do período de vigência da locação. Portanto, acolho em parte a preliminar, consumou-se a prescrição para o período anterior a 21/11/2009.”

Sendo assim, julgou extinto o processo com a apreciação do mérito, relativamente ao período entre 23 de maio de 2006 e 20 de novembro de 2009, nos termos do art.487, II do CPCJulgou procedente em parte a ação e condenou o shopping a prestar contas referentes ao contrato de locação descrito na inicial, a partir de 21/11/2009, no prazo de 15 dias.

O advogado Matheus Santos representa o escritório que ganhou a causa.

Leia a decisão.

Patrocínio

Patrocínio

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...

NORONHA E NOGUEIRA SOCIEDADE DE ADVOGADOS

NORONHA E NOGUEIRA SOCIEDADE DE ADVOGADOS tem atuação na área empresarial trabalhista