MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. TJ/SP mantém absolvição de Haddad em ação de caixa 2 da UTC
Justiça de SP

TJ/SP mantém absolvição de Haddad em ação de caixa 2 da UTC

Julgamento foi realizado nesta segunda-feira, 20.

Da Redação

terça-feira, 21 de julho de 2020

Atualizado às 10:58

Nesta segunda-feira, 20, a 7ª câmara de Direito Público do TJ/SP manteve, por unanimidade, a decisão de 1ª instância que absolveu o ex-prefeito da capital paulista, Fernando Haddad, da acusação de improbidade administrativa. A ação foi movida pelo MP/SP contra empresas do grupo UTC e seus dirigentes, além de políticos, entre eles, Fernando Haddad.

t

Relembre o caso

Na ação, o parquet alegou que as empresas pagaram vantagens indevidas em relação à campanha de Haddad em eleições para a prefeitura de SP, bem como fizeram prestações indevidas a Filippi Júnior, ex-prefeito de Diadema que foi secretário de saúde do município na gestão de Haddad.

Segundo o MP/SP, o grupo se comprometeu a pagar dívidas ao proprietário das gráficas que confeccionaram o material para a campanha de Haddad à prefeitura. Em troca, o grupo seria beneficiado em contratos já mantidos com o município para a construção de obras públicas, além de novos contratos durante eventual gestão do PT na capital paulista.

Em dezembro de 2019, o juiz de Direito Thiago Baldani Gomes de Filipo, da 8ª vara de Fazenda Pública de SP, rejeitou a ação. Para o magistrado, não restou comprovado que o juízo responsável por homologar delação, a qual foi utilizada para basear a acusação, autorizou o compartilhamento dos depoimentos para que eles lastreassem a presente ação.

Defesa

Em sustentação oral no julgamento, os advogados do político, Igor Tamasauskas e Otávio Mazieiro, do escritório Bottini & Tamasauskas Advogados, defenderam a inviabilidade da acusação lastreada apenas em relato de colaborador premiado, sem elementos de corroboração suficientes.

A defesa destacou ainda que não é a primeira vez que a Justiça reconhece a inocência do petista nos mesmos fatos, reafirmando o entendimento de que não houve benefício algum de Haddad à UTC durante a sua gestão.

O acórdão ainda não foi publicado.

_______

Patrocínio

Patrocínio

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA
TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA