MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Direito GV e BID prorrogam parceria na Casoteca Latino-americana. O projeto terá mais seis casos no próximo ano

Direito GV e BID prorrogam parceria na Casoteca Latino-americana. O projeto terá mais seis casos no próximo ano

Da Redação

sexta-feira, 1 de dezembro de 2006

Atualizado em 30 de novembro de 2006 10:03


Casoteca

Direito GV e BID prorrogam parceria na Casoteca Latino-americana. O projeto terá mais seis casos no próximo ano

A Direito GV - Escola de Direito São Paulo da Fundação Getulio Vargas acaba de prorrogar a sua parceria com o BID - Banco Interamericano de Desenvolvimento, entidade que apóia a Casoteca Latino Americana de Direito e Política Pública. O projeto é uma inovadora e inédita "biblioteca" de casos didáticos que relatam situações-problema envolvendo o direito e as políticas públicas no continente. O acervo tem, hoje, dez casos e, com a renovação da parceria, contará com mais seis. Nessa nova fase, o Banco repassará ao projeto cerca de US$ 30 mil.

O projeto faz parte da metodologia de ensino diferenciada da Direito GV e surgiu com a intenção de superar o padrão tradicional do ensino jurídico nacional - via de regra formalista e carente de uma compreensão realista do direito. Os casos, ao relatarem situações verídicas e complexas, funcionam como um "simulador de vôo", e assim permitem um aprendizado efetivamente consistente, em campos profissionais proeminentes, como, por exemplo, a formulação de desenhos institucionais ou a advocacia de negócios empresariais.

Além disso, a casoteca, ao contar com um acesso digital público e sem qualquer custo para os interessados, oferece plena oportunidade para alunos e professores, de todo o continente, discutirem a fundo todas as questões que norteiam os casos.

Segundo Mario Gomes Schapiro, professor-responsável pelo projeto, a Casoteca é uma iniciativa pioneira e visa à formação de profissionais críticos e dotados de um raciocínio estratégico, típico de um formulador de política pública (policy maker), ou de um advogado incumbido da tomada de decisões empresariais (decision maker). Este projeto é ainda uma excelente oportunidade para o aluno travar contato com a prática. "A Casoteca funciona para o Direito como a residência para a Medicina", compara.

Para se candidatar a uma bolsa de pesquisa na Casoteca, os interessados deverão entregar o currículo juntamente com uma proposta de caso até o dia 9/1/07. Os editais serão publicados no site www.direitogv.com.br/casoteca

Clique aqui e saiba mais sobre a Casoteca
_______________