MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Uber indenizará por motorista rejeitar cão guia com passageiro
Responsabilidade civil,

Uber indenizará por motorista rejeitar cão guia com passageiro

Juiz considerou que a situação não foi só vexatória, mas, sim, discriminatória.

Da Redação

quinta-feira, 30 de julho de 2020

Atualizado em 31 de julho de 2020 10:15

O juiz de Direito Luiz Claudio Broering, do 1º JEC de Florianópolis/SC, condenou a Uber a pagar R$ 8 mil de danos morais a passageiros que tiveram viagem recusada por estarem acompanhados de um cão guia. Para o magistrado, a situação não foi só vexatória, mas, sim, discriminatória.

t

Um casal solicitou uma viagem, pelo aplicativo Uber, para chegarem em sua residência. Todavia, na hora do embarque, a motorista do aplicativo se negou a efetuar o trajeto solicitado, em razão do homem - que tem deficiência visual - estar acompanhado de seu cão guia.

Ao apreciar o caso, o juiz considerou que houve, de fato, dano moral, pois a presente situação "não foi só vexatória, mas sim discriminatória, afetando e constrangendo tanto o requerente(...), portador de uma deficiência visual, bem como sua esposa, que estava grávida de 8 meses na época e presenciou toda a situação ocorrida".

Assim, determinou que a empresa pague R$ 8 mil aos autores, sendo metade para cada um, a título de indenização por danos morais.

Os advogados Lincoln Roberto Camargo de Almeida e Valesca L. P. Camargo de Almeida atuou pelo casal.

t

Veja a decisão.

Patrocínio

Patrocínio Migalhas