MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. STF fixa tese sobre responsabilidade da União em eventuais danos econômicos ao setor sucroalcooleiro
Plenário virtual

STF fixa tese sobre responsabilidade da União em eventuais danos econômicos ao setor sucroalcooleiro

Placar foi de 5 a 4. Toffoli declarou-se impedido.

Da Redação

terça-feira, 18 de agosto de 2020

Atualizado às 13:21

Ministros do STF julgaram recurso que discutiu a responsabilidade civil da União por eventuais danos causados a produtores do setor sucroalcooleiro, em razão de alegada fixação de preços de produtos em valores inferiores ao custo de produção. Fixou-se a seguinte tese de repercussão geral:

"É imprescindível para o reconhecimento da responsabilidade civil do Estado em decorrência da fixação de preços no setor sucroalcooleiro a comprovação de efetivo prejuízo econômico, mediante perícia técnica em cada caso concreto."

O ARE 884.325, de relatoria do ministro Edson Fachin, foi julgado em plenário virtual em votação encerrada nesta segunda-feira, 17.

t

Caso

A autora do recurso, uma usina de açúcar e álcool, teve pedido de indenização negado em 1ª instância. A empresa buscou a reforma da sentença, sucessivamente, no TRF da 1ª região e no STJ, porém sem sucesso.

No STF, a empresa narrou que, entre abril de 1986 e janeiro de 1997, os preços dos produtos produzidos pelo setor foram estabelecidos pelo IAA - Instituto do Açúcar e do Álcool em valores inferiores aos custos médios de produção, o que resultou em danos patrimoniais aos produtores da área. Alegou que esses danos são indenizáveis pela União com base na responsabilidade civil objetiva do Estado.

Para a usina, a indenização deve ser correspondente à diferença entre os preços fixados pelo IAA e aquele apurado tecnicamente pela Fundação Getúlio Vargas à época, multiplicada pela qualidade de derivados de cana comercializados pela autora.

A União, por sua vez, alegou a prescrição da pretensão indenizatória, em razão do transcurso do prazo de cinco anos. Sustentou ainda que, para ter direito à indenização, a usina precisaria demonstrar a efetiva ocorrência do dano e a relação de causalidade entre a ação governamental de administração dos preços dos produtos e o resultado danoso. Além disso, explicou que os resultados dos negócios da usina não dependem somente dos preços finais dos produtos, mas de inúmeros fatores ligados à produtividade da empresa.

Julgamento

Ministro Edson Fachin, relator, votou por negar provimento ao recurso e sugeriu a seguinte tese:

"É imprescindível para o reconhecimento da responsabilidade civil do Estado em decorrência da fixação de preços no setor sucroalcooleiro a comprovação de efetivo prejuízo econômico, mediante perícia técnica em cada caso concreto."

Para o relator, tanto o acórdão do Tribunal Regional Federal quanto o acórdão do STJ resolveram a lide sem perquirir eventual responsabilidade da União por ter, em tese, violado disposição legal.

"Ambos os acórdãos limitaram-se a reconhecer que o regime da responsabilidade civil do Estado prescinde da demonstração da licitude da conduta, mas exige comprovação do dano."

Ministra Rosa Weber acompanhou o voto do relator. Ricardo Lewandowski, Luiz Fux e Marco Aurélio divergiram e votaram pelo provimento do recurso.

Pedido de vista de Alexandre de Moraes suspendeu o julgamento. Ao devolvê-la, acompanhou o relator Fachin.

Ministro Gilmar Mendes também acompanhou o entendimento do relator. Ministro Barroso acompanhou a divergência de Lewandowski e Toffoli declarou-se impedido.

Leia o voto do relator.