MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. INPI deve registrar ausência de exclusividade de nome "São Lourenço da Serra"
Registro de Marcas

INPI deve registrar ausência de exclusividade de nome "São Lourenço da Serra"

São Lourenço da Serra é o nome de um município de MG e duas empresas do ramo de envasamento disputavam sobre uso do nome.

Da Redação

sexta-feira, 4 de setembro de 2020

Atualizado às 16:59

A 1ª turma do TRF da 3ª região determinou que o INPI proceda ao registro da marca "São Lourenço da Serra", constando em apostila a ausência de exclusividade do elemento nominativo.

t

Em processo administrativo, o INPI anulou o registro da marca mista "São Lourenço da Serra" pertencente a uma empresa de envasamento de água mineral por considerá-lo colidente com as marcas mistas "São Lourenço", usadas por  companhia do mesmo ramo de envasamento. São Lourenço da Serra é o nome de um município de MG.

Na Justiça, a empresa do ramo de mineração foi condenada a se abster de usar a expressão "São Lourenço" na identificação de sua marca de água mineral, sob pena de multa pecuniária.

No TRF da 3ª região, prevaleceu o entendimento do desembargador Hélio Nogueira, relator, no sentido de que o pedido inicial fosse julgado procedente e o INPI procedesse ao registro da marca "São Lourenço da Serra", constando em apostila a ausência de exclusividade do elemento nominativo.

Para o relator, é inviável que pessoa jurídica de direito privado detenha o privilégio na utilização de nome de município, "máxime quando o designativo guarda relação de pertinência com a gênese do produto assim identificado", disse.

O magistrado afirmou que a marca de água mineral "São Lourenço" não pode ser óbice ao signo comercial "São Lourenço da Serra" - dado que se apostile a ausência de exclusividade no elemento nominativo -, mormente por tratar-se de municípios diversos e serem as embalagens e rótulos subjacentes suficientemente dessemelhantes (sinais mistos), de maneira a inviabilizar, mesmo hipoteticamente, a possibilidade de confusão do consumidor.

O advogado Newton  Silveira (Newton Silveira, Wilson Silveira e Associados - Advogados) atuou no caso.

Veja a certidão de julgamento.

_____________

Patrocínio

Patrocínio Migalhas