MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. INPI reconhece que Bar Luiza é imitação do centenário Bar Luiz
Propriedade intelectual

INPI reconhece que Bar Luiza é imitação do centenário Bar Luiz

O Luiza foi criado por ex-funcionários do tradicional bar carioca.

Da Redação

sexta-feira, 6 de novembro de 2020

Atualizado às 13:38

Em decisão administrativa de 1ª instância, o INPI - Instituto Nacional da Propriedade Industrial reconheceu que a marca Bar Luiza é uma imitação do famoso e centenário Bar Luiz, no RJ. O Luiza foi criado por ex-funcionários do tradicional bar carioca.

O parecer ainda não está disponibilizado, mas a eficácia da decisão já está valendo.

 (Imagem: Reprodução/Facebook)

(Imagem: Reprodução/Facebook)

História centenária

O Bar Luiz é uma instituição com mais de 130 anos de existência. Conhecido pela qualidade do seu chope - um dos melhores da cidade - e de sua típica gastronomia alemã, o bar tem sido testemunha ocular dos eventos ocorridos nos últimos séculos no RJ.

Patrimônio histórico-cultural da cidade, além de aglutinador de personagens das mais diversas condições sociais pelo próprio perfil do estabelecimento, o bar espelha um pouco da peculiar cultura do Centro e da cidade do Rio de Janeiro.

Publicidade

Dificuldades financeiras

Nos últimos anos, o estabelecimento enfrentou inúmeras dificuldades financeiras. Em 2019, chegou a anunciar que fecharia as portas.

No início de 2020, a Justiça aceitou o pedido de recuperação judicial dos donos do Bar Luiz. Em nota pública, eles afirmaram que o bar irá implementar "boas práticas de governança", além de realizar o pagamento de credores.

Mais recentemente, durante a pandemia do novo coronavírus, os proprietários postaram nas redes sociais que precisavam de ajuda e lançaram uma "vaquinha" para manter as atividades.

 (Imagem: Reprodução/Facebook)

(Imagem: Reprodução/Facebook)

O caso está sendo conduzido pelo advogado Carlos Max, do escritório Freitas & Silva Advogados.

  • Processo: 918.641.861

 

Patrocínio

Patrocínio Migalhas