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Como captar clientes no Direito Trabalhista

Confira texto de Guilherme Barbosa, CEO da 3MIND.

Da Redação

terça-feira, 20 de outubro de 2020

Atualizado às 10:18

 (Imagem: Pexels)

(Imagem: Pexels)

Desde 2017 o Brasil vem sofrendo algumas reformas na área do Direito Trabalhista, isso com o intuito de formalizar algumas práticas que já aconteciam e facilitar a contratação por meio da CLT. Com isso tanto empresas quanto trabalhadores têm pesquisado na internet o que mudou com relação aos seus direitos e deveres.

A pandemia do novo coronavírus deixou o Direito Trabalhista em alta, uma vez que a legislação trabalhista sofreu várias alterações para manter os empregos durante a pandemia.

"Suspensão de contratos" e "redução de jornada de trabalho" foram alguns dos termos mais pesquisados em 2020, seja por empresários que precisaram adotar as medidas para manter o fluxo de caixa de seus negócios, quanto por trabalhadores, que precisavam estar atentos aos seus direitos em caso de possível conduta irregular dos empresários. 

Segundo uma pesquisa realizada pelo Dubbio, plataforma jurídica, a procura por informações sobre Direito do Trabalho cresceu mais de 50% durante a pandemia. Nesse cenário encontramos mais de 2 mil palavras-chave pesquisada por possíveis clientes de um escritório de advocacia especializado em direito trabalhista.

Mas como captar clientes na advocacia trabalhista? 

1. Primeiro passo: entenda o seu público-alvo! 

Entre as mais de 2333 palavras-chave (formas de pesquisa diferentes) identificadas pelo público-alvo do direito trabalhista, destacamos algumas das 10 mais comuns e com melhor potencial de resultado a partir da palavra-chave: rescisão de trabalho. 

1) Cálculo rescisão;

2) Cálculo exato rescisão;

3) Rescisão de contrato;

4) Calcular demissão;

5) Como calcular rescisão;

6) Calculadora de rescisão;

7) Calcular acerto;

8) Simulador de rescisão;

9) Cálculo rescisão com FGTS;

10) Calcular rescisão de trabalho; 

Perceberá que muitas das palavras guardam relação com a mesma intenção do usuário, e justamente a partir das semelhanças de pesquisa, o algoritmo do Google nos fornece o termo mais comum e utilizado entre os mesmos.

2. Segundo passo: otimize seus resultados 

Observe no print abaixo o resultado de pesquisas relacionadas ao utilizar a palavra-chave "rescisão de trabalho", são inúmeras combinações de palavras-chave utilizadas nas pesquisas.

Estimativa de tráfego total (palavras relacionadas acima) - 1.977.400 

Estimativa de tráfego médio para um site posicionado na 1ª página de forma orgânica:

De 14.5k (última posição na 1ª página) a 528k (1ª posição). 

Atenção - observe pelo print acima que o volume total se refere especificamente a combinação de palavras-chave: rescisão de trabalho. Pequenas variações na combinação das palavras-chave poderão interferir para mais ou para menos neste resultado. Outra variação ocorre pelo posicionamento do seu site na 1ª página, lembrando que os primeiros recebem o maior tráfego.

A metodologia aplicada acima para exibição da perspectiva de tráfego, consiste na utilização de ferramentas para análise de tráfego de sites concorrentes, verificando o volume de acesso da primeira e da última posição organicamente, ou seja, sites que não estão pagando para aparecer na 1ª página.

Estimativa conservadora de contatos mensais (site na 1ª página) - 290 a 10.560 (até 2%) 

Diversos fatores podem influenciar na perspectiva de resultado, entre eles, destacamos o chamado "senso de urgência" que leva o usuário a tomar uma ação imediata ou não sobre o problema e, principalmente, a experiência do usuário ao ler seu conteúdo - quanto mais se conectar com o problema do usuário, maiores serão suas chances de contato. 

Estimativa de conversão em negócios para o escritório - o resultado poderá variar de acordo com a característica comercial do escritório, alternando também pela origem dos clientes e a possibilidade de fechar contratos jurídicos com clientes de outros estados. Exemplo: clientes da sua Cidade (mais facilidade de conversão), outros estados (menor conversão). 

Outro detalhe particular do Direito Trabalhista é o foco no cliente correto. Se o advogado ou escritório trabalha com o reclamante ele deve focar nas dúvidas do trabalhador e se trabalha para o reclamado, deve focar nas dúvidas da empresa.

Mas isso pode ser feito a partir da mesma palavra-chave?

A resposta é SIM, a diferença está na variação e na pergunta do usuário.

Por exemplo, um empresário vai perguntar algo como: "O que devo pagar na rescisão de trabalho?"

Já o trabalhador vai perguntar: "Quais os meus direitos na rescisão de trabalho?"

Percebeu a diferença? Esse será um item fundamental para atingir o público-alvo correto e otimizar a captação de clientes.

3. Terceiro passo: pague e acelere o processo 

A lógica financeira do Google Ads se assemelha ao funcionamento de um leilão e, de forma bastante resumida, quem oferecer o maior lance pela palavra-chave, leva! Mas, na prática, outros fatores também podem influenciar no valor cobrado pela ferramenta, incluindo a sua localização, qualidade do anúncio e a experiência do usuário em seu site. 

Na prática, advogados em grandes Capitais como São Paulo e Rio de Janeiro, sofrerão com o leilão já inflacionado em suas regiões (oferta x demanda), podendo atingir até (R$ 38,00) 1 (um) único clique pela palavra-chave Advogado Empresarial. 

Neste caso, calculando hipoteticamente o custo do tráfego dos sites posicionados na 1ª e na última posição orgânica (10ª posição da página), considerando o custo de (R$ 1,00) por clique, um escritório NÃO posicionado organicamente teria que desembolsar a seguinte quantia: 

1ª posição no Google - R$ 528.000,00/mensais;

10ª posição no Google - R$ 14.500,00/mensais; 

O posicionamento orgânico é um dos motivos de crescimento acelerado para diversos escritórios de Advocacia que enxergaram o potencial do Google ao iniciar suas ações de Marketing Jurídico. 

Se você não puder esperar para obter um resultado orgânico, conte com os especialistas da 3MIND para aprender através dos nossos cursos ou para que a nossa equipe gerencie suas campanhas. 

4. Quarto passo: foque na primeira página do Google 

São feitas mais de 100 milhões de buscas jurídicas no Google por mês, ou seja, o buscador é um oceano azul de possibilidades para advogados que pretendem captar clientes no direito trabalhista.

Mas, infelizmente apenas 1% dos usuários que procuram algo no Google chegam na segunda página do buscador.

Por isso a estratégia de conteúdo jurídico precisa focar em alcançar a primeira página do Google facilitando assim que os usuários da internet tenham acesso ao site do advogado ou escritório de advocacia.

Mas como ranquear meu conteúdo jurídico na primeira página do Google? Essa pergunta é totalmente respondida no curso Rumo ao Topo do Google, desenvolvido pela 3MIND, mas neste conteúdo vamos compartilhar algumas dicas com você!

Defina sua palavra-chave. Como por exemplo: "rescisão de trabalho".

Faça uma análise da concorrência e leia todos os conteúdos que já estão ranqueando na primeira página do Google com o termo "rescisão de trabalho".

Veja o que o Google Feedback mostra ao pesquisar "rescisão de trabalho", esses insights podem ser úteis para criar tópicos no conteúdo jurídico.

Comece seu conteúdo estruturando todos os tópicos a serem abordados sobre o tema para que eu seu conteúdo esteja mais completo que o dos concorrentes. Uma boa dica é usar datas como: Novas Regras 2020 - porém é preciso manter o conteúdo sempre atualizado ou seja, a cada ano deve-se acrescentar um tópico com as regras do ano vigente.

Veja quantas palavras os concorrentes usam no conteúdo e tente deixar o seu maior. Mas cuidado não adianta fazer um conteúdo maior que o do concorrente e repetir muitas palavras ou fazer um texto desinteressante. Quanto melhor a experiência do usuário maior a chance de um bom ranqueamento.

Escreva um conteúdo único, use jurisprudências do escritório de advocacia para assegurar ao usuário sua expertise no assunto. Importante: nunca use o nome dos clientes e os valores de honorários, isso é proibido pelo código de ética da OAB.

Use imagens atrativas, faça links internos para outros conteúdos do site do escritório, relacionados ao tema "rescisão de trabalho", como por exemplo: "veja também conteúdo completo sobre suspensão contratual durante a pandemia".

Esteja sempre atento às notícias relacionadas ao mundo jurídico e use acontecimentos relevantes na mídia para dar força ao seu conteúdo, fazendo também links com sites externos, que poderão linkar algo de volta para o site do escritório. Essa estratégia é conhecida como backlinks ou em tradução livre a troca de links entre sites diferentes.

Para mais dicas sobre como alcançar a primeira página do Google clique aqui! 

5. Quinto passo: separe as áreas de atuação do escritório de advocacia 

Por fim, gostamos de reforçar que quanto maior o foco do escritório de advocacia, maior o resultado das ações de marketing jurídico, uma vez que isso facilita a segmentação do público-alvo e a análise de palavra-chave e otimização de resultados, como mostramos no início deste artigo.

Todavia muitos advogados ainda possuem escritórios de advocacia generalistas, ou seja, que atuam em diferentes áreas. Como eles podem fazer uma estratégia de marketing jurídico?

Fácil, no site geral do escritório de advocacia deixa-se claro que é um escritório generalista e explica-se as diferentes áreas de atuação. Depois divide-se cada área em um blog diferente. 

Por exemplo: nome-do-escritório-blog-direito-trabalhista-rescisão-trabalho - essa seria a URL de um post sobre Rescisão de Trabalho para o blog especializado em Direito Trabalhista de um escritório de advocacia generalista.

Para saber como desenvolver uma estratégia de conteúdo jurídico focada em palavra-chave e com objetivo de alcançar a primeira página do Google basta acessar o Canal do Youtube da 3MIND, lá temos vários vídeos com dicas para todas as áreas do direito.

Se você gostou deste artigo e gostaria de aprender mais sobre Marketing Jurídico inscreva-se agora no Curso Gratuito Marketing Essentials, desenvolvido pela 3MIND com base em erros e acertos nas campanhas de marketing de mais de 150 escritórios de advocacia em todo o Brasil.

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