MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. Contribuinte não pode ser excluído do Refis sem notificação prévia
Fiscal

Contribuinte não pode ser excluído do Refis sem notificação prévia

Julgamento ocorreu no plenário virtual do STF. Votação foi unânime.

Da Redação

segunda-feira, 26 de outubro de 2020

Atualizado às 07:47

Foi finalizado na sexta-feira, 23, o julgamento virtual de RE que discutia a possibilidade ou não de notificação de empresa, por meio do Diário Oficial e da internet, para fins de exclusão do Refis - Programa de Recuperação Fiscal.

Por unanimidade, os ministros do STF decidiram que o contribuinte não pode ser excluído sem notificação prévia.

 (Imagem: Fellipe Sampaio/STF)

(Imagem: Fellipe Sampaio/STF)

Caso

A validade de tal notificação foi questionada pela União com base no artigo 5º, inciso LV, da CF. De acordo com os autos, a Corte Especial do TRF da 1ª região declarou a inconstitucionalidade do artigo 1º da resolução CG/Refis 20/01, que dispõe sobre a forma de exclusão do contribuinte, sob o fundamento de violação do devido processo legal, do contraditório, da ampla defesa e de garantias estabelecidas no artigo 37 da CF.

A União sustentou que a decisão do TRF-1 desacatou entendimento pacificado no Supremo, no RE 611.230, no sentido de que a questão não é constitucional e que, portanto, eventuais divergências poderiam ser solucionadas pela aplicação da legislação infraconstitucional. Contudo, avaliou que o presente recurso extraordinário é mais amplo, uma vez que "se controvertem, ainda, outras formalidades das mencionadas notificações".

Publicidade

Consta do acórdão questionado que a resolução 20, de 2001, ao conferir nova redação ao artigo 5º da resolução 9, de 2001, suprimiu a notificação prévia do contribuinte passando a dispor que a pessoa jurídica terá o prazo de 15 dias, desde a publicação do ato de exclusão, para se manifestar quanto aos respectivos motivos, manifestação esta sem efeito suspensivo.

Para o TRF-1, a inobservância do princípio da publicidade ocorre quando a exclusão de pessoa jurídica do Refis se dá mediante processo administrativo do qual o contribuinte não participa e apenas é cientificado do resultado após o ato do Comitê Gestor.

O tribunal regional assentou ainda que a divulgação pela internet ou por meio de Diário Oficial não encontra base na Constituição (inciso XXXIII do artigo 5º da CF), principalmente em face das garantias previstas nos incisos LIV e LV do artigo 5º da CF.

Relator

Ministro Dias Toffoli, relator, negou provimento ao recurso e propôs a seguinte tese:

"É inconstitucional o art. 1º da Resolução CG/REFIS nº 20/2001, no que suprimiu a notificação da pessoa jurídica optante do REFIS, prévia ao ato de exclusão."

Segundo S. Exa., o ato de exclusão do Refis tem caráter individual e afeta diretamente o contribuinte em sua esfera particular de direitos.

"Considerações particulares da parte interessada pode, em tese, ter potencial para interferir na deliberação a ser adotada pelo conselho gestor. Quer dizer, há necessidade de apreciação da situação particularizada do contribuinte."

Para o relator, parece evidente ser obrigatória a notificação prévia do contribuinte, antes da apreciação da representação.

  • Leia o voto de Toffoli na íntegra.

Patrocínio

Patrocínio Migalhas