MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. CNJ manda 4ª câmara Criminal de MG realizar julgamentos por videoconferência
Videoconferência

CNJ manda 4ª câmara Criminal de MG realizar julgamentos por videoconferência

A decisão tem como objetivo permitir a sustentação oral de advogados em tempo real.

Da Redação

sexta-feira, 30 de outubro de 2020

Atualizado às 13:22

Em julgamento encerrado em 29 de outubro, o CNJ - Conselho Nacional de Justiça, através de todos os seus conselheiros, julgou procedente o pedido de providências proposto pelo advogado mineiro Estevão Ferreira de Melo, para reconhecer o direito à sustentação oral, em tempo real, por videoconferência.

O advogado ingressou no CNJ após ter negado o direito à sustentação oral, mesmo tendo protestado contra o julgamento virtual, ao argumento de que a 4ª câmara Criminal do TJ/MG permitia o envio de sustentação oral por e-mail.

 (Imagem: Freepik)

(Imagem: Freepik)

A Comissão de Prerrogativas da OAB/MG, representada pelo advogado Bruno Dias Cândido, requereu a habilitação no feito em razão da importância da questão para toda a classe dos advogados. Da mesma forma, o Conselho Federal da OAB, através do presidente Felipe Santa Cruz, também ingressou no feito.

O conselheiro relator, Marcos Vinícius Jardim Rodrigues, já havia deferido liminar, para suspender o julgamento do caso do advogado, deixando para o plenário do CNJ a análise do pedido relativo à realização de sessões de julgamento por videoconferência.

Publicidade

No mérito, a decisão foi unânime, prevalecendo o entendimento do relator. Segundo o CNJ, "a utilização da tecnologia e a pandemia não podem ser usadas para tolher o direito de o advogado realizar sustentação oral".

Assim, os conselheiros acolheram a seguinte proposição feita pelo relator:

“Diante do exposto, julgo procedente o pedido para determinar à Quarta Câmara Criminal do Tribunal de Justiça de Minas que passe a realizar julgamentos por videoconferência a fim de possibilitar a realização de sustentação oral, nos termos do artigo 118 do seu regimento e do art. 9º da Resolução Conjunta n. 963/PPR/2020 do TJMG.”

Informações: OAB/MG.

Patrocínio

Patrocínio

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...