MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Projeto de lei pretende criar fundo de amparo às vítimas de violência sexual
Câmara dos Deputados

Projeto de lei pretende criar fundo de amparo às vítimas de violência sexual

Valores de multas relacionadas a crimes contra a dignidade social serão revertidas para fornecer assistência médica, legal e psicossocial às vítimas.

Da Redação

domingo, 8 de novembro de 2020

Atualizado às 08:16

Tramita na Câmara dos Deputados o projeto de lei 5.055/20, que cria o fundo de amparo às vítimas de violência sexual e determina que as multas provenientes dos crimes contra a dignidade social sejam revertidas a ele.

Conforme o texto de autoria da deputada Lauriete, esse fundo será utilizado exclusivamente para fornecer assistência médica, legal e psicossocial às vítimas de violência sexual.

A proposta altera o Código Penal para incluir a aplicação de multas entre as penalidades para os crimes contra a dignidade sexual, como estupro, importunação sexual, assédio sexual, corrupção de menores, favorecimento de prostituição, entre outros. Hoje estão previstas apenas penas de reclusão.

Publicidade

Violência

A justificativa do projeto apresenta dados do 14º Anuário Brasileiro de Segurança Pública que mostram que houve alta de 1,9% nos feminicídios e de 3,8% nos chamados para atendimento de violência doméstica feitos ao 190.

Outros dados alarmantes apresentado é que em 2019 ocorreu um estupro a cada 8 minutos, sendo que 57,9% das vítimas tinham no máximo 13 anos, e 85,7% das vítimas eram do sexo feminino. Neste contexto, conforme a proposta de Lauriete, "as consequências da violência sexual são múltiplas, e seus efeitos físicos e psicológicos podem ser devastadores e duradouros, cabendo ao poder público inserir penas de multa aos crimes contra a dignidade sexual".

"Diante do vertiginoso aumento dos casos de violência contra a dignidade sexual, nada mais oportuno do que a criação de mecanismos que inibem o ato ilícito ao mesmo tempo em que cria condições de auxiliar as vítimas através do Fundo de Amparo à Vítima de Violência Sexual", consta no documento.

Patrocínio

Patrocínio Migalhas