MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Fux anuncia criação de comitê cibernético para proteger Judiciário
Proteção de dados

Fux anuncia criação de comitê cibernético para proteger Judiciário

Inciativa é uma resposta ao ataque hacker sofrido pelo STJ.

Da Redação

terça-feira, 10 de novembro de 2020

Atualizado em 12 de novembro de 2020 08:53

Após o STJ sofrer ataque hacker, o ministro Luiz Fux, presidente do STF e do CNJ, anunciou que irá criar um comitê cibernético de proteção ao Judiciário. Este grupo será responsável por monitorar e discutir medidas para reforçar a segurança eletrônica dos tribunais.

 (Imagem: Nelson Jr./SCO/STF.)

Ministro Luiz Fux(Imagem: Nelson Jr./SCO/STF.)

"O evento desse fim de semana trouxe uma preocupação maior. Nós nos debruçamos junto com o ministro Humberto Martins [presidente do STJ]. Já amanhã, o CNJ vai dar uma resposta a isso. Vamos criar um comitê cibernético, de proteção à Justiça digital do Poder Judiciário, com a parceria de todas as entidades que têm expertise sobre esse tema", disse Fux, em sessão do Conselho da Justiça Federal.

Fux também explicou que os modelos de segurança ainda serão discutidos com assessores e que o comitê deve ser formalizado nesta terça-feira, 10.  O ministro afirmou que o objetivo desse trabalho é desenvolver mecanismos para evitar "que soframos uma lesão no nosso sistema como ocorreu no fim de semana". 

Juízo 100% digital

Durante o anúncio da criação do comitê, em sessão por videoconferência, o Conselho da Justiça Federal discutia o projeto "Juízo 100% digital". A proposta prevê que todos os atos processuais serão realizados exclusivamente por meio eletrônico. O CNJ aprovou resolução instituindo o projeto em outubro.

Durante a sessão, Fux afirmou que a digitalização vai garantir acesso aos mais pobres à Justiça e celeridade para um desfecho dos processos:

"Eu considero a proposição à sociedade de uma Justiça digital como conceder às pessoas mais carentes acesso rápido, fácil da Justiça para que possamos dar conta desse volume tão expressivo."

Publicidade

Patrocínio

Patrocínio Migalhas