MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. STF vai decidir se Lula pode acessar mensagens de operação que apura invasão de celulares de autoridades
Operação Spoofing

STF vai decidir se Lula pode acessar mensagens de operação que apura invasão de celulares de autoridades

No ano passado, autoridades como o ex-ministro Sergio Moro tiveram seus celulares invadidos. Parte das mensagens foi publicada pelo site Intercept Brasil.

Da Redação

terça-feira, 10 de novembro de 2020

Atualizado às 10:00

O ministro do STF, Edson Fachin, remeteu para apreciação do plenário um habeas corpus em que a defesa do ex-presidente Lula pede acesso às mensagens originariamente apreendidas no âmbito da Operação Spoofing, que investiga a invasão de dispositivos eletrônicos de autoridades e a prática de crimes cibernéticos.

Segundo Fachin, é necessário que o plenário se manifeste sobre a licitude dos dados aos quais a defesa do ex-presidente pede acesso.

 (Imagem: Reprodução/ TV Migalhas.)

Ex-presidente Lula(Imagem: Reprodução/ TV Migalhas.)

Licitude

Em seu despacho, o ministro explicou que a defesa, por meio de nova petição apresentada nos autos, reiterou o pedido formulado na petição inicial do HC. Ele observou que as mensagens originariamente apreendidas no âmbito da Operação Spoofing integram os autos do Inquérito 4.781, de relatoria do ministro Alexandre de Moraes, da Petição 8.403), relatada pelo ministro Ricardo Lewandowski, e da ADPF 605, de relatoria do ministro Dias Toffoli.

Fachin destacou que o relator anterior da ADPF 605, ministro Luiz Fux ao deferir liminar determinando a preservação de provas já colhidas na operação, afirmou que a formação de conhecimento, pelo plenário, quanto à licitude dos meios para sua obtenção exige a adequada valoração de todo o seu conjunto. Diante da pendência do exame da licitude dos dados aos quais a defesa pretende ter acesso, o ministro decidiu, então, remeter o caso ao Plenário.

Relembre a Operação

A Operação Spoofing, da Polícia Federal, resultou na denúncia, pelo Ministério Público Federal, de sete pessoas acusadas de crimes relacionados à invasão de telefones e à obtenção de dados e conversas no aplicativo de mensagens Telegram do ex-ministro da Justiça e Segurança Pública Sergio Moro e de outras autoridades.

Parte das mensagens, relativas a conversas entre Moro e integrantes da força-tarefa Lava-Jato, foi publicada pelo site Intercept Brasil e por outros veículos de imprensa.

Publicidade

Patrocínio

Patrocínio Migalhas