MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Consumidor consegue prorrogar vouchers aéreos de acordo feito em 2019 em razão da pandemia
Coronavírus

Consumidor consegue prorrogar vouchers aéreos de acordo feito em 2019 em razão da pandemia

Os vouchers de passagens aéreas valeriam até 31/12/2020 e foram estendidos para junho de 2021.

Da Redação

domingo, 15 de novembro de 2020

Atualizado às 19:59

 (Imagem: Pixabay)

(Imagem: Pixabay)

Por causa da pandemia do coronavírus, a Justiça de GO prorrogou a validade de vouchers de passagens em acordo firmado com companhia aérea ainda em 2019.

No caso, a ação indenizatória se deu em virtude de cancelamento e atraso em voo de aproximadamente sete horas. Após acordo entre as partes, a empresa aérea forneceu vouchers de passagens aéreas (ida/volta) para voos domésticos operados até 31/12/2020.  

Com o advento da pandemia e as incertezas do momento, a parte autora requereu em julho nos autos a intimação da cia. aérea para prorrogar a validade dos vouchers em virtude da insegurança sanitária do momento, a pouca oferta de voos e o consequente desequilíbrio da relação jurídica. A empresa rechaçou o pedido.

Ao analisar o pedido, o juiz de Direito Gustavo Assis Garcia, de Goiânia, afirmou que em dias normais prevaleceria a vontade das partes quando celebraram o pacto, mas "diante do momento singular em que estamos vivendo em virtude da pandemia, neste caso concreto é preciso fazer um juízo de distinção".

"É plausível e razoável prorrogar o prazo pretendido pela parte reclamante, inclusive porque há também um interesse coletivo. Ademais, não vejo que essa prorrogação possa trazer maiores prejuízos à parte reclamada, pelo menos isso não foi demonstrado nos autos."

Assim, prorrogou o prazo de validade dos vouchers para que os voos possam ser realizados até o dia 30/06/2021, mantendo os demais termos da transação.

O advogado Cesar Breno Muniz Peres atuou em causa própria.

  • Processo: 5622046-97.2019.8.09.0051

Veja a decisão.

_________

Patrocínio

Patrocínio Migalhas