MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. STF julga vedação de magistrados exercerem cargos de direção de lojas maçônicas
MS 26.683

STF julga vedação de magistrados exercerem cargos de direção de lojas maçônicas

Ministros da 1ª turma iniciaram julgamento nesta terça-feira, 24, mas pedido de vista de Toffoli suspendeu a análise do tema.

Da Redação

quarta-feira, 25 de novembro de 2020

Atualizado às 13:58

A 1ª turma do STF começou a julgar, nesta terça-feira, 24, processo que discute se o exercício, por juízes, de cargos de direção de lojas maçônicas é compatível com o exercício da magistratura. O tema está sendo discutido no mandado de segurança 26.683, que teve sua análise suspensa por pedido de vista do ministro Dias Toffoli.

 (Imagem: Dorivan Marinho/STF. )

(Imagem: Dorivan Marinho/STF. )

Caso 

O juiz do trabalho Milton Gouveia da Silva Filho questiona, no MS, ato da Corregedoria Nacional de Justiça e do TRT da 6ª Região que instaurou PAD - processo administrativo disciplinar para apurar suposta infração funcional em razão do exercício concomitante dos cargos de juiz e de diretor grão-mestre da Grande Loja Maçônica de Pernambuco. O PAD foi aberto em cumprimento à orientação 2/07 do CNJ às Corregedorias de Justiça. Essa norma, que trata da fiscalização das vedações impostas aos juízes do exercício de atividades e funções reconhecidas pelo CNJ como incompatíveis com o cargo de magistrado, é baseada no artigo 36, inciso II, da Loman - lei Orgânica da Magistratura Nacional

De acordo com a argumentação do juiz, a vedação ao exercício de cargo de direção em associação, prevista no artigo 36 da Loman, não foi recepcionada pela Constituição de 1988, tendo em vista o direito à liberdade de consciência, crença e associação. Milton da Silva também ressalta a natureza filantrópica das lojas maçônicas e pede a anulação do processo administrativo.

Dedicação à magistratura

Para o relator da matéria, ministro Marco Aurélio, o exercício de cargo de direção na maçonaria, ainda que se trate de associação com finalidade filantrópica, conflita com o objetivo da Constituição Federal e da Loman, que é a dedicação maior do juiz à magistratura. "Uma coisa é aderir à maçonaria; outra, diversa, é assumir cargo de direção em loja maçônica", avaliou.

Publicidade

Segundo o ministro, a atuação do magistrado pressupõe dedicação e absorve tempo devido à sobrecarga de trabalho. Por isso, a Constituição (artigo 95, parágrafo único, inciso I) prevê que, mesmo tendo disponibilidade, o juiz não pode exercer outro cargo ou função, exceto o magistério. Ele observou que o artigo 36 da Loman veda ao magistrado o exercício de cargo de direção ou técnico de sociedade civil, associação ou fundação de qualquer natureza ou finalidade, salvo de associação de classe, "e, mesmo assim, sem remuneração".

O ministro Marco Aurélio ressaltou que, no caso, não está em debate a liberdade religiosa, uma vez que a loja maçônica é uma associação civil sem fins lucrativos, de natureza filosófica e filantrópica, "assemelhada a religião, mas não religião, em si". O relator votou, assim, pelo indeferimento do pedido, ao entender que não existe direito líquido e certo à ocupação do cargo de direção na maçonaria.

Convicção filosófica

Por outro lado, o ministro Alexandre de Moraes, entendeu que o exercício das atividades maçônicas está configurado no âmbito da liberdade de convicção filosófica, garantida a todos pela Constituição Federal (artigo 5º, inciso VIII). "Não me parece que a participação de magistrados em lojas maçônicas, inclusive no exercício de seus cargos internos não remunerados, abarca as vedações previstas na Constituição e na Loman", disse. A seu ver, a situação não afeta o princípio da dedicação exclusiva do magistrado.

Segundo o ministro Alexandre de Moraes, a ideia central do artigo 95, parágrafo único, inciso I, da Constituição Federal e do artigo 36, inciso II, da Loman é a preservação da independência e da imparcialidade do Poder Judiciário. Com esse fundamento, votou pela concessão do pedido para anular a decisão do CNJ, e foi acompanhado pelo ministro Luís Roberto Barroso.

Informações: STF.

Patrocínio

Patrocínio Migalhas