MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. TJ/SP não reconhece exclusividade em nome de loja maçônica
Decisão mantida

TJ/SP não reconhece exclusividade em nome de loja maçônica

Colegiado entendeu que nome remete à personalidade histórica, portanto, não cabe exclusividade.

Da Redação

segunda-feira, 4 de dezembro de 2023

Atualizado às 11:25

A 1ª câmara Reservada de Direito Empresarial do TJ/SP manteve decisão que não reconheceu o direito exclusivo do uso de nome por uma loja maçônica. Colegiado concluiu que não se pode ter exclusividade quando o nome remete a uma personalidade histórica.

A loja ajuizou ação alegando concorrência desleal devido ao uso indevido da sua marca. O argumento é que a ré utiliza o mesmo nome e título distintivo, sem possuir registro legal e, portanto, sem personalidade jurídica. A entidade é acusada de se apresentar indevidamente como a autora, divulgando informações e representando perante órgãos públicos, causando confusão. 

O relator do recurso, desembargador Fortes Barbosa, salientou em seu voto que o termo Rangel Pestana não pode ser tido como de uso exclusivo, uma vez que remete a uma personalidade histórica. Já quanto à palavra loja, “é utilizada na maçonaria de forma totalmente comum, como estrutura organizada por assembleias para reuniões periódicas e rituais de seus membros”.

 (Imagem: Arte Migalhas)

Loja ajuizou ação alegando concorrência desleal devido ao uso indevido da sua marca.(Imagem: Arte Migalhas)

Na visão do magistrado, “a fé não é um produto e sua propagação, divulgação e culto não são serviços para serem disponibilizados em mercado, do que decorre não ser vislumbrada a prática de atos de concorrência propriamente ditos”.  

Também compuseram a turma de julgamento os desembargadores J. B. Franco de Godoi e Cesar Ciampolini. A decisão foi unânime.

Leia a decisão.

Informações: TJ/SP.

Patrocínio

Patrocínio

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...