MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. TJ/SP não reconhece exclusividade em nome de loja maçônica
Decisão mantida

TJ/SP não reconhece exclusividade em nome de loja maçônica

Colegiado entendeu que nome remete à personalidade histórica, portanto, não cabe exclusividade.

Da Redação

segunda-feira, 4 de dezembro de 2023

Atualizado às 11:25

A 1ª câmara Reservada de Direito Empresarial do TJ/SP manteve decisão que não reconheceu o direito exclusivo do uso de nome por uma loja maçônica. Colegiado concluiu que não se pode ter exclusividade quando o nome remete a uma personalidade histórica.

A loja ajuizou ação alegando concorrência desleal devido ao uso indevido da sua marca. O argumento é que a ré utiliza o mesmo nome e título distintivo, sem possuir registro legal e, portanto, sem personalidade jurídica. A entidade é acusada de se apresentar indevidamente como a autora, divulgando informações e representando perante órgãos públicos, causando confusão. 

O relator do recurso, desembargador Fortes Barbosa, salientou em seu voto que o termo Rangel Pestana não pode ser tido como de uso exclusivo, uma vez que remete a uma personalidade histórica. Já quanto à palavra loja, "é utilizada na maçonaria de forma totalmente comum, como estrutura organizada por assembleias para reuniões periódicas e rituais de seus membros".

 (Imagem: Arte Migalhas)

Loja ajuizou ação alegando concorrência desleal devido ao uso indevido da sua marca.(Imagem: Arte Migalhas)

Na visão do magistrado, "a fé não é um produto e sua propagação, divulgação e culto não são serviços para serem disponibilizados em mercado, do que decorre não ser vislumbrada a prática de atos de concorrência propriamente ditos".  

Também compuseram a turma de julgamento os desembargadores J. B. Franco de Godoi e Cesar Ciampolini. A decisão foi unânime.

Leia a decisão.

Informações: TJ/SP.

Patrocínio

Patrocínio Migalhas