MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. Advogado com 70 anos de idade e 30 de contribuição está isento de anuidade da OAB
Advocacia

Advogado com 70 anos de idade e 30 de contribuição está isento de anuidade da OAB

Conforme decisão do TRTF-3, OAB deve presar pelos direitos e prerrogativas do advogado idoso.

Da Redação

segunda-feira, 30 de novembro de 2020

Atualizado às 13:23

A 6ª turma do TRF da 3ª região suspendeu a cobrança de anuidade da OAB/SP a um advogado desde a data em que ele completou 70 anos de idade e 30 anos de contribuição à entidade.

Segundo os magistrados, o advogado atendeu aos requisitos do provimento 111/06 do Conselho Federal da OAB que regulamenta a isenção das contribuições. A decisão também se pautou no Estatuto do Idoso que determina a prevalência do marco temporal mais benéfico ao idoso. 

  (Imagem: Pixabay)

(Imagem: Pixabay)

A Justiça Federal de primeiro grau havia julgado procedente o direito da isenção ao profissional e declarado a inexigibilidade de recolhimento de valores com vencimento posterior a quando ele completou 70 anos em 2012. Em decisão monocrática, o TRF da 3ª região confirmou a sentença, mas a OAB/SP recorreu pela reforma da decisão.   

Ao analisar o recurso, o desembargador Federal relator Souza Ribeiro afirmou que a OAB/SP apenas reiterou os argumentos já abordados no processo, com alegações genéricas ou repetidas, sem apresentar novos fundamentos capazes de contradizer a decisão monocrática. 

O magistrado salientou, em seu voto, que o ato administrativo de reconhecimento do direito à isenção é de natureza declaratória e não constitutiva. "Uma vez tendo, portanto, o advogado completado 70 anos de idade e, cumulativamente, 30 anos de contribuição à OAB, faz jus à isenção pleiteada, a partir do cumprimento de tais requisitos - momento este em que se perfaz, pois, o direito ora em discussão", afirmou. 

Com estas considerações, o colegiado, por unanimidade, negou o pedido da OAB/SP para reformar a decisão. "A OAB deve prezar pela proteção ao advogado que trabalhou durante anos, geralmente durante toda sua vida profissional, motivo pelo qual merece especial atenção, sobretudo, quanto a seus direitos e prerrogativas", concluiu o relator do acórdão. 

Publicidade

 

Patrocínio

Patrocínio Migalhas