MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Lewandowski manda para Justiça Estadual caso de perfil fake de Rodrigo Maia no Twitter
Redes sociais

Lewandowski manda para Justiça Estadual caso de perfil fake de Rodrigo Maia no Twitter

Internauta trocou "user" da rede social e se passou pelo presidente da Câmara, publicando mensagens falsas que repercutiram em meios de comunicação.

Da Redação

quarta-feira, 2 de dezembro de 2020

Atualizado às 19:07

O ministro Ricardo Lewandowski, do STF, mandou para a Justiça Estadual inquérito que investiga usuário do Twitter que fingiu ser o presidente da Câmara Rodrigo Maia. O internauta trocou seu "user" e publicou diversas mensagens falsas que foram, inclusive, repercutidas em meios de comunicação.

 (Imagem: Luis Macedo/Câmara dos Deputados)

(Imagem: Luis Macedo/Câmara dos Deputados)

O presidente da Câmara disse que tem sido alvo de reiterados ataques à sua honra e reputação, os quais ultrapassam os limites da garantia constitucional à liberdade de expressão.

Maia relatou que uma conta do Twitter alterou seu nome para "Rodrigo Maia" e passou a se apresentar com o user "@RadrigoMaia", inserindo foto idêntica à utilizada pelo presidente da Câmara em seu perfil oficial, "com o intuito de ludibriar usuários e se fazer passar por ele".

O parlamentar asseverou que, logo após essa alteração, o perfil falso publicou diversas mensagens, as quais foram recebidas pelos usuários da rede social como se efetivamente tivessem sido por ele redigidas.

Maia acrescentou que a publicação fraudulenta desencadeou seu linchamento virtual e, igualmente, repercutiu nos meios de comunicação.

Ao analisar o inquérito instaurado a pedido da PGR, ministro Ricardo Lewandowski ressaltou que após a deflagração das investigações, foi constatado que o possível autor dos fatos é cidadão comum, não gozando da prerrogativa de foro.

"À míngua de motivação política ou de lesão aos bens jurídicos previstos no art. 2º da lei 7.170/80, a autoridade policial concluiu, secundada agora pela PGR, que tal indivíduo não perpetrou o delito tipificado no art. 26 do referido diploma legal. Por outro lado, identificou-se a consecução, em tese, do crime previsto no art. 307 do Código Penal."

O ministro, então, concluiu pela incompetência da Suprema Corte devido ao investigado não possui foro por prerrogativa de função, nem tampouco a matéria de fundo estar inserida no rol constitucional de competências do STF.

Diante disso, acolheu o parecer da PGR para determinar a remessa do inquérito à Justiça Estadual de Irati/PR - local do domicílio do suposto autor das mensagens - para que seja livremente distribuído ao juízo competente.

O inquérito tramita sob sigilo.

Patrocínio

Patrocínio Migalhas